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EMPRESAS

Bayer alerta à importância de defensivos agrícolas verdadeiros

De acordo com o SINDIVEG – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, a venda de defensivos agrícolas falsificados já representa 20% do mercado nacional, o que pede atenção redobrada do agricultor no momento de adquirir o produto. Desempenho abaixo do esperado, contaminação de solo, danos à saúde humana e animal, resíduos de substâncias não avaliadas e até baixa na produtividade são alguns dos riscos que versões adulteradas trazem à lavoura.

“Os defensivos para serem comercializados no Brasil precisam ser registrados pelo Ministério da Agricultura após a análise da ANVISA e do IBAMA. Ao aplicar um defensivo falso, o agricultor está colocando em risco a saúde humana e o meio ambiente. Comprar o mais barato não garante o ingrediente para fazer o manejo adequado e isso pode resultar na necessidade de uma nova aplicação ou até na perda total da produção”, alerta Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer.

A fim de instruir o agricultor no momento de adquirir o defensivo, a Bayer disponibiliza no rótulo de seus produtos o CapSeal, selo antifalsificação com lacre de violabilidade – rompido na primeira abertura – com marca d’água, holograma de alta segurança que autentifica o item e que possui também um QR Code impresso, com identidade única que pode ser verificada por meio do aplicativo Bayer CapSeal Advanced.

“O mercado ilegal de defensivos agrícolas nos preocupa muito, por isso comprar de revendedores autorizados e desconfiar de promoções ou anúncios em sites devem ser cuidados preventivos constantes. Em sintonia com estas recomendações, a tecnologia CapSeal é mais uma ferramenta para ajudar não só o produtor, mas todo o setor a realizar a melhor escolha e obter a infraestrutura para conduzir a lavoura a partir de boas práticas”, ressalta a executiva.

Para usufruir da tecnologia, basta que o produtor rural faça o download do aplicativo Bayer CapSeal Advanced em seu celular por meio das lojas de seu sistema operacional, abra o app e leia o código presente na tampa do produto Bayer. Após o escaneamento, deve surgir na tela a mensagem “QR Code is valid”, para comprovar que a embalagem é válida. Caso as informações contidas no rótulo apresentem alguma divergência, o usuário recebe uma notificação do aplicativo, solicitando que ele entre em contato com a Bayer.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências em Ciências da Vida nas áreas de agricultura e cuidados com a saúde humana e animal. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2017, o Grupo empregou cerca de 99 mil pessoas e obteve vendas de € 35 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2.4 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4.5 bilhões.

Para mais informações, acesse www.bayer.com.br

 

FONTE: Mariana Grilli – WEBER SHANDWICK
mgrilli@webershandwick.com

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