fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Cafés Especiais EVENTOS - DESTAQUES

7º Torneio Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup realiza primeira etapa

A Coordenadora Latino-Americana e o Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comercio Justo – CLAC, em parceria com a Associação de Produtores Fairtrade do Brasil – BRFAIR, com o apoio da International Trade Centre – Alliance for Action, ITCAssociação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA; e Minasul, realizou entre os dias 01 e 03 de setembro a primeira etapa do 7º Torneio Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup. A primeira etapa foi feita na sede da Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA, com a avaliação de 35 amostras, sendo 29 Arábica e seis Robusta.

A juíza principal e coordenadora do concurso, Cecília Sanada, conta que ela e sua equipe foram surpreendidas pela qualidade dos cafés que provaram. “Este ano tivemos muito problemas com a seca de 2020/21 e já teríamos uma safra menor, mas nos surpreendemos com a qualidade dos cafés, justamente porque o produtor teve essa preocupação e cuidado de selecionar os melhores cafés. Recebemos amostras bem trabalhadas, sem defeitos de xícaras ou maturação irregular. E completa: “é um ano muito bom para o Robusta. Estamos com grandes cafés deste tipo na mesa e a expectativa é alta”, revela.

Um dos provadores, Tales da Silva de Souza é R-Grader, especialista em provar cafés especiais da variedade Robusta e acredita, assim como a Cecília que este ano será do Robusta“. A participação nos concursos tem aumentado e como a safra, este ano foi muito boa, a expectativa é que o mercado esteja cada vez mais aberto para receber o Robusta. Vimos na mesa de prova excelentes café, com qualidade superior e isso é muito animador”, explica.

O objetivo do 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup é promover os cafés de Comércio Justo de forma tanto interna e externa. A ideia é que o produto tenha mais valor agregado e desta forma incentivar ainda mais a abertura de mercados para o café Fairtrade.

É o que diz o gerente comercial de café da CLAC, João Mattos. Com 25 anos de experiência no assunto, ele explica a importância do torneio para os produtores e fala principalmente da representatividade do Fairtrade em um período tão complicado como foi a safra 2020/21. “Nós tivemos algumas cooperativas atingidas pelas geadas, umas mais, outras menos. O principal objetivo é buscar novos clientes para elas e com preços acima dos que são praticados hoje. Isso apoia a cooperativa a ter mais recursos, a fim de apoiar estes produtores. Se a gente amplia essa comercialização destes cafés pelo comércio justo, que tem preços melhores que o café normal, o produtor tem mais resiliência, ou seja, mesmo sendo menor, terá preços melhores e isso ajudará a suportar este momento de forma mais tranquila”.

Ainda por conta da pandemia, todos os provadores e equipe de apoio são brasileiros, respeitando os protocolos de segurança.

Cecília Sanada

A segunda etapa será realizada nas dependências da Minasul, entre os dias 19 e 21 de setembro e definirá em duas categorias (Arábica e Robusta) os vencedores. A premiação será realizada após a segunda rodada de provas, CLAC e BRFAIR em parceria com as National Fairtrade Organizations – NFOs, enviarão os cafés classificados, aos principais países com potencial de compra dos cafés Fairtrade do Brasil.

Os vencedores serão, ainda, apresentados nas feiras Specialty Coffee EXPO, que será realizada de 30 de setembro a 3 de outubro, em Nova Orleans / Louisiana – Estados Unidos; e na Café Show Seoul, que será realizada de 10 a 13 de novembro, na capital da Coreia do Sul.

Confira, abaixo, a lista dos classificados para a segunda etapa do 7º Torneio Melhor Café Fairtrade do Brasil:

Categoria Arábica “Microlotes”

LISTA DE CLASSIFICADOS EM ORDEM ALFABÉTICA ETAPA 01 – CATEGORIA ARÁBICA MICROLOTES
OrganizaçãoProdutor
1ACAFEGOdimar Crochiquio de Carvalho
2APASCOFFEEMarcio Bicciato
3APASCOFFEEAlessandro Alvez Hervaz
4APPCERNão Informado
5APRODManassés Sampaio Dias
6APSLJoão Batista Ricci
7APSLJonas Tadeu Ragazzo
8ASCARIVEMarcio Heleno de Carvalho Junqueira
9COOCAMINASOdenes Ribeiro da Silva
10COOPERCAFEMLeandro Reguim
11COOPERVITAEAntônio Rodrigues de Miranda
12COOPFAMGilvânia Domiciano de Amorim
13COOPFAMJosé Messias de Lima
14COORPOLErcilei Oliveira Tito
15COORPOLFabiando Henrique Diniz
16DOS COSTASDenys Aparecido Costa

Categoria Arábica “Container Cheio”

LISTA DE CLASSIFICADOS EM ORDEM ALFABÉTICA ETAPA 01 – CATEGORIA ARÁBICA CONTAINER CHEIO
OrganizaçãoProdutor
1APASCOFFEEn/a
2APSLn/a
3APSLn/a
4ACAFEGn/a
5COOCAMINASn/a
6COOPERVITAEn/a
7COOPERVITAE n/a

Categoria Canephora “Microlotes”

LISTA DE CLASSIFICADOS EM ORDEM ALFABÉTICA ETAPA 01 – CATEGORIA CANEPHORA MICROLOTES
OrganizaçãoProdutor
1CAFESULAliciana Helena Rosa Castro
2CAFESULLuiz Claudio de Souza

Categoria Canephora “Container Cheio”

LISTA DE CLASSIFICADOS EM ORDEM ALFABÉTICA ETAPA 01 – CATEGORIA CANEPHORA CONTAINER
OrganizaçãoProdutor
1CAFESULn/a
2CAFESULn/a

Related posts

Luiz Ricardo Pimenta: Conheça a história de empreendedorismo, capacitação e sucessão no campo do jovem campeão do Cup of Excellence 2020

Revista Attalea Agronegócios

41ª EXPOINTER: Vetoquinol apresenta o conceito do “antibiótico verde”

Revista Attalea Agronegócios

Megaleite 2019 terá lançamento de plataforma on-line para venda de embriões

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário