fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café EVENTOS - DESTAQUES

Evento sobre a qualidade do café reforça a conquista da IG Matas de Rondônia

Nesta terça (8), às 19h, uma transmissão no canal do YouTube do Sebrae em Rondônia vai debater a qualidade do café Robusta Amazônico. O evento conta com o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). 

O Café Robusta Amazônico tem potencial de alta produtividade, acima de 120 sacas/hectare e entre outros diferenciais, apresenta ciclo de maturação intermediário, com uniformidade de maturação alta. Seu porte das plantas é alto e muito resistente ao tombamento, dando real significado a seu nome. O Robusta Amazônico é resistente também à ferrugem e, com relação ao produto final, sua qualidade de bebida é fina – nota acima de 79 pontos (potencial fino), segundo o Protocolo de Degustação de Robustas Finos. 

Os técnicos Poliana Perrut, Engenheira Agrônoma do Senar e Marcelo Curitiba, Pesquisador da Embrapa debaterão a qualidade do fruto especialmente na colheita e pós colheita e algo muito importante na produção da propriedade rural: o manejo da safra. O Webinar pode ser acompanhado pelo canal do YouTube do Sebrae em Rondônia (www.sebrae.ro/youtube) ou pela Fan Page da instituição no Facebook. 

O debate será de suma importância, especialmente para os pequenos produtores, uma vez que, para ser competitivo, boas práticas precisam ser implantadas e sempre há algo novo a ser aprendido e colocado em prática. Além disso, o momento é bastante oportuno, uma vez que a Identidade Geográfica do café Robusta Amazônico Matas de Rondônia acaba de ser conferida pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) abrangendo produtores rurais de 15 municípios da região central do Estado. A conquista também teve a participação do Sebrae, que desde 2018 vem executando projetos de atendimentos a produtores de café. A IG atesta qualidade, procedência e agrega valor ao produto, sendo uma grande diferencial junto ao mercado. 

Agrolab Amazônia 2021 

A iniciativa do Sebrae é mais uma ação que faz parte do grande guarda-chuva que é a Agrolab Amazônia, o maior evento totalmente on line dedicado ao Agronegócio da Amazônia Legal. O evento, teve sua primeira edição realizada em 2020 com grande sucesso, já tem sua segunda edição já está programada para os dias 14 a 16 de setembro deste ano. Para maiores informações, basta acessar www.agrolabamazonia.com e realizar um rápido cadastro para se inscrever de maneira gratuita. 

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

FONTE: Laura Nortão/O Nortão

Related posts

Coffea stenophylla: espécie redescoberta promete garantir o futuro do café

Revista Attalea Agronegócios

Machadinho do Oeste (RO) recebe o “9º Dia Especial do Café com Leite e Floresta”

Revista Attalea Agronegócios

[Alessandra Vacari, Gustavo Pincerato e Enes Barbosa] – Pesquisas desenvolvidas na Universidade de Franca para o Manejo Integrado de Pragas em cafeeiro

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário