HortiFruti

Yara reúne tomaticultores em Bragança Paulista (SP)

Workshop proporcionou imersão na cultura do tomate com debates e demonstração prática da fertirrigação e do programa nutricional GranTomate.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, promoveu em 18 de setembro na Fundação de Ensino em Bragança Paulista, o Workshop de Nutrição e Fertirrigação do Tomate. O evento reuniu dezenas de agricultores das principais cidades produtoras de tomate no País – Paty do Alferes e Teresópolis (Rio de Janeiro), Itapeva, Sumaré/Monte Mor, Mogi Guaçu e Bragança (São Paulo) no auditório da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista).

Também estiveram presentes profissionais dos principais canais de vendas da região e parceiros da companhia. O evento permitiu aos participantes fazerem uma verdadeira imersão no universo do tomate e a discussão das tendências da cultura e possibilidades para melhoria da qualidade do produto e maior produtividade.

“A escolha do auditório da FESB para realização desta ação foi estratégica. A Yara desenvolve um trabalho intrinsecamente ligado à pesquisa e inovação. Esse elo com a comunidade acadêmica é fundamental para troca de conhecimento. Estamos desenvolvendo juntamente com a faculdade um campo experimental para a cultura de tomate com o objetivo de proporcionar vivência aos alunos. Promover essa integração empresa – produtores – academia é benéfico para todas as partes”, conta Gil Simões, especialista agronômico na Yara.

O workshop teve abertura com palestra do especialista em nutrição Dr. Luis Felipe Villani, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que discorreu sobre o histórico da cultura do tomate, tendências de consumo e produção, mercado e nutrição.

“A produção de tomate duplicou nos últimos 30 anos. Isso significa a aplicação correta da tecnologia. Há modelos já amplamente praticados pelos principais países produtores de tomate no mundo, baseados em importantes tecnologias, como o cultivo protegido, em que o tomate é produzido sem solo, apenas estufas e aplicação de nutrientes. A aplicação desta técnica está em crescimento e é uma alternativa para tomate de alto valor agregado. No Brasil ainda se consome pouco tomate em relação à média mundial, ou seja, há um enorme mercado a ser desbravado. O grande desafio para os produtores está em oferecer um produto diferenciado, tendo em vista as exigências do consumidor”, afirma Luis Felipe.

Já Bruno Dittrich, especialista agronômico na Yara, destacou a importância da nutrição adequada por meio da fertirrigação e os benefícios na produtividade e rentabilidade para o produtor. “Com a fertirrigação, é possível suprir as demandas da cultura de maneira bastante equilibrada, mas é importante atentar para o uso de um fertilizante de boa qualidade e solubilidade. Os resultados tanto de qualidade de produto quanto de produtividade alcançados com esta técnica são muito superiores quando comparados com o manejo convencional, desde que com uma nutrição equilibrada”, explica o especialista.

Para mostrar na prática todo o conhecimento compartilhado ao longo do evento, e a eficiência do programa nutricional Yara GranTomate, os convidados participaram de um campo de demonstração na Fazenda-Escola da FESB, onde puderam visualizar a planta em sua totalidade por meio de um rizotron e a diferença do desenvolvimento do tomateiro quando nutrido de maneira adequada. Durante a demonstração, Gil Simões enfatizou a importância da diagnose de campo para uma correta detecção de deficiências no solo e a adoção de tratamentos adequados.

“Esse tipo de diagnóstico hoje é muito mais realizado de maneira visual do que como um acompanhamento técnico. Nós não temos laboratórios suficientes e que analisem com a agilidade necessária para dar uma resposta em 24 horas de amostragens de solo para detecção do que deve ser corrigido. E a fertirrigação não é realizada em fases, mas um processo diário, que deve ser corrigido de acordo com a necessidade. Para isso, são necessárias ferramentas que façam a leitura, via fotômetro, do que encontramos para a solução do solo. Não adianta entender apenas o que é o PH ou a concentração de sais, mas quem são esses sais. Então, essas ferramentas, que são um laboratório pequeno de campo, nos ajudam a fazer uma diagnose e a tomada de decisões mais assertivas, em cima de conhecimento técnico”, conta.

Sobre o programa GranTomate

Em razão das variações climáticas, o tomate é uma cultura que apresenta grandes oscilações em sua qualidade ao longo do ano. O programa nutricional GranTomate é a melhor maneira de manter a produtividade e obter um produto final atrativo nas diferentes épocas.

O programa é composto por soluções que contemplam todas as fases de desenvolvimento da planta, como YaraBasa e YaraVita RAIZ, que fornecem uma nutrição balanceada para o tomate na fase de enraizamento, proporcionando um estabelecimento vigoroso da cultura.

Já o YaraLiva NITRABOR e o YaraLiva NKÁLCIO são recomendados para o período vegetativo até a maturação, pois protegem o fruto contra fundo preto e outros problemas típicos da cultura, proporcionando um melhor padrão do fruto e melhor comercialização.

O YaraVita MANCOZIN e o YaraVita THIOTRAC complementam a nutrição do tomateiro e o YaraVita BIOTRAC garante um início de florescimento de produção excelente, estimulando a fisiologia da planta e protegendo contra estresses, principalmente térmicos. E para a fase produtiva, o YaraVita MAGTRAC assegura uma planta saudável e sem estresses, e o YaraVita FOLICARE, o YaraVita BORTRAC e o YaraVita CALTRAC garantem frutas de alto padrão e excelente qualidade.

 

FONTE: Daniela Domingues – Grupo CDI Comunicação e Marketing
 daniela.pacheco@cdicom.com.br

Related posts

MAPA alerta para reforço no monitoramento da praga Foc R4T, que ataca a bananeira

Mario

Pesquisa determina momento certo para controle da lagarta Helicoverpa armigera em tomate industrial

Mario

Engenheiro Agrônomo brasileiro cria primeira telha hidropônica do mundo

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais