Café

Brasil apoia movimento que sensibilize indústria a fomentar renda do cafeicultor

Em conferência durante assembleia geral da ONU, representantes do governo e da BSCA creem ser necessárias medidas que gerem renda digna aos produtores.

Ajudar a sensibilizar a indústria para que haja uma melhor distribuição de renda na cadeia mundial de valor do café, gerando receita digna aos produtores. Esse foi o consenso dos países cafeeiros na conferência “Actions for a Sustainable Coffee Future”, realizada hoje, em Nova York (EUA), durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

No evento, o Brasil marcou presença com o representante do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Felipe Augusto Ramos de Alencar da Costa, lotado na Missão junto às Nações Unidas em Nova York, e a diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira.

Os representantes dos países produtores, em discurso encampado pelo presidente da Colômbia, Iván Duque, evidenciaram que a cafeicultura é fonte de renda para 25 milhões de famílias, que estão em estado preocupante, pois os preços pagos pelo produto final na xícara e o recebido pelos produtores são bem diferentes, com os cafeicultores ficando com apenas 10% do valor total. O líder colombiano pediu para que sejam valorizados itens como qualidade, Denominação de Origem e cafés sombreados.

A Etiópia apresentou preocupações com as famílias cafeeiras, os baixos preços, volatilidade do mercado e mudanças climáticas e orientou que o desafio e a meta da cadeia de valor sejam a sustentabilidade em seus pilares social, ambiental e econômico. O diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Instituto da Terra da Universidade de Columbia, professor Jeffrey Sachs, referenciou Brasil e Vietnã como modelos a serem seguidos, especialmente o brasileiro. Ele chamou a responsabilidade à indústria para fomentar a renda dos cafeicultores, permitindo que os pequenos produtores possam melhorar sua performance através de investimento em tecnologia.

Representantes dos governos da América Latina presentes ao encontro destacaram que é preciso valorizar a diversidade e os produtos únicos, além de trabalhar o processo de industrialização de propriedades. Sugeriram trabalho conjunto para construir uma proposta útil para regular o mercado, realçaram que a cafeicultura é formada, majoritariamente, por pequenos produtores e, conforme colocação do presidente de Honduras, Juan Orlando Hernandez, sugeriram que seja analisada a possibilidade de uso do Fundo Verde para o Clima * (GCF, em inglês), que tem US$ 10 bilhões, para apoio ao setor.

Pela Ásia, o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, expôs que é necessário expandir mercado, encontrar formas para controlar os estoques nos países produtores, por em prática estudos feitos pela Organização Internacional do Café (OIC), principalmente sobre café e saúde para estimular o consumo, e buscar maneiras para estabelecer preço mínimo a pequenos produtores.

Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, são válidas as colocações dos representantes dos países produtores e o Brasil deve apoiar iniciativas que sensibilizem o segmento industrial para uma melhor distribuição de renda na cadeia. “É muito importante nossa participação nesses debates in loco para que o Brasil contribua com as ações que sejam viáveis de implantação e desenvolvimento em prol da cafeicultura mundial”, conclui.

*O Green Climate Fund (GCF) é uma iniciativa global única para responder às mudanças do clima, investindo em desenvolvimento de baixo carbono e resiliência climática. Foi estabelecido por 194 países para limitar ou reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas nações em desenvolvimento e para ajudar a adaptar as sociedades vulneráveis aos impactos das mudanças de temperatura.

FONTE: Paulo André C. Kawasaki – BSCA – Assessoria de Imprensa
ascom@bsca.com.br

Related posts

1ª ALTA CAFÉ: oportunidade de conhecer o Programa Agro Energia do Banco do Brasil

Mario

[Escritório Carvalhaes] – Boletim semanal – ano 88 – n° 21

Mario

Bahia deve colher 2 milhões de sacas de café conilon

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais