fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Bovinos de Corte NOTÍCIAS

Expoinel 2018 comprova a força, união e qualidade da raça Nelore

Além dos julgamentos raciais, evento contou também com o 8º Simpósio Nelore – A Carne do Brasil.

 

A Expoinel 2018, principal exposição do Nelore no país, responsável por fechar o ano calendário de exposições do Ranking Nacional 2017-2018, atingiu plenamente os seus objetivos. Promovida pela Associação dos Criadores dos Nelore do Brasil (ACNB), a exposição contou com a participação de cerca de 650 animais Nelore e Nelore Mocho, consolidando sua posição de maior exposição do Nelore do país.

Além dos disputados julgamentos raciais, cujos resultados definiram os campeões dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho, foram realizadas diversas ações de divulgação da carne Nelore. O evento contou com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Revista Nelore, Geneal, ABCZ, Programa Leilões, Chevrolet, Santander e Getnet.

Assim como nos últimos anos, a 47ª Expoinel sediou também as exposições de outras raças zebuínas: XIV Exposição Internacional da Raça Brahman – Promovida pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), 20ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro – Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e a 2ª Exposição Guzerá Centro Sul Uberaba – Promovida pela Associação dos Criadores da Raça Guzerá do Centro Sul. No total, mais de 1000 animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Gir Leiteiro, Brahman e Guzerá, participaram dos eventos simultâneos.

“A Expoinel 2018 pode ser considerada uma edição especial por vários motivos. Primeiramente pelo número expressivo de animais inscritos, o que faz com a que essa exposição seja a maior do ano-calendário do Nelore. Além disso, tivemos a volta do Simpósio Nelore, em sua 8ª edição, que reuniu mais de 200 pecuaristas, estudantes e profissionais do setor”, afirma o dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

O presidente da ACNB também ressalta que o clima foi extremamente positivo entre os visitantes e expositores. “É muito gratificante concluir mais uma Expoinel, realizando ações que realmente impactam os participantes, que interagiram e tiveram acesso ainformações da raça Nelore, com destaque para o quanto ela contribui para o crescimento da pecuária brasileira. Com isso, nos motivamos ainda mais para os próximos eventos, expandindo a grade de programação, aumentando a interação com os estudantes, além de outras ações especiais voltadas aos neloristas”, explica o dr. Nabih.

Durante o 8º Simpósio Nelore, promovido pela ACNB, com o apoio da ABCZ, Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Faculdade de Zootecnia de Uberaba (FAZU), pesquisadores, médicos veterinários, zootecnistas e outros especialistas qualificaram ainda mais os debates sobre história da raça Nelore, mercado pecuário, sistema de produção, genética de qualidade e reprodução animal. José Otávio Lemos (zootecnista e jurado da ACNB), André Bartocci (diretor da ACNB e pecuarista), André Locateli (gerente executivo da ACNB), Maurício Scoton Igarasi (docente da Uniube), Júlio Moura (médico veterinário da Território Rural) e Fernando Carvalho (médico veterinário especialista em nutrição animal da Matsuda) foram os palestrantes do Simpósio Nelore. O evento contou, ainda, com duas mesas de debates com mediação de Eustáquio Resende Bittar (Uniube) e Diego Magri Bernardes (médico veterinário especialista em Nutrição Animal).

No final do evento, que contou com grande presença de estudantes universitários, foram sorteadas diversas vagas de estágio em criatórios de animais Nelore.

Outro ponto de destaque da Expoinel 2018 foi a ação de degustação de carne Nelore, do Programa Nelore Natural. “Essa ação teve como principal objetivo reforçar que o Nelore é a carne do Brasil, sinônimo de qualidade, atendendo aos paladares mais exigentes. Temos confiança de que a carne Nelore não deixa nada a desejar”, destaca o presidente da ACNB.

Valorização dos profissionais

A Matsuda, patrocinadora da Expoinel 2018, distribuiu, com o apoio da ACNB, prêmios em dinheiro e brindes diários aos tratadores e apresentadores dos animais nos julgamentos. O objetivo foi valorizar quem contribui para o bom manejo dos bovinos da raça Nelore e o espetáculo como um todo. No final da exposição, foram conhecidos também os “Craques de Pista”, iniciativa que destacou a equipe de tratadores e apresentadores dos criatórios que participaram da Expoinel.

Os vencedores foram:

  • Nelore: Campeão (Equipe de colaboradores da Fazendo do Sabiá); Reservado Campeão (Equipe de colaboradores da Agropecuária Xuab)
  • Nelore Mocho: Campeão (Equipe de colaboradores da Agropecuária Flamboyant)

Genética de destaque

Além dos julgamentos e ações paralelas, a Expoinel 2018 contou com cinco leilões oficiais: Leilão Landau; Leilão ACNB & Amigos – Prenhezes; Leilão Touros de Qualidade Verdana; Leilão Prenhezes de Clones Geneal; Leilão Rima & Giber – Expoinel. Os remates promoveram a venda de sêmen, embriões e animais machos e fêmeas Nelore, de qualidade superior. Destaque para a plena liquidez de todos os eventos.

Grandes Campões da Expoinel 2018:

No sábado (29.09), foram conhecidos os Grandes Campeões, Melhores Criadores, Melhores Expositores Nelore e Nelore Mocho, além do Campeão Supremo Nelore. São eles:

  • Grande Campeão Nelore – Rima FIV Magistrado (expositor – CRL Agropecuária)
  • Grande Campeã Nelore – Shankara 4 FIV do Kalunga (expositor – Aguinaldo Gomes Ramos)
  • Reservado Grande Campeão – Nobre FIV Ageo (expositor – Agropecuária Xuab)
  • Reservada Grande Campeã – Sillara Fort. VRJC (expositor – Pedro Augusto Ribeiro Novis)
  • Melhor Expositor Nelore da Expoinel 2018 – CRL Agropecuária
  • Melhor Criador – Rima Agropecuária.
  • Campeonato Supremo, prêmio entregue ao criatório com o maior acúmulo de pontos como criador/expositor, foi conquistado pela Agropecuária Vila dos Pinheiros.
  • Grande Campeão Nelore Mocho – Haiti Fiv Angico (expositor – Udelson Nunes Franco)
  • Grande Campeã Nelore Mocho – Susie da Louz (expositor – Lourival Louza Júnior)
  • Reservado Grande Campeão – Adelio da Louz (expositor – Lourival Louza Júnior)
  • Reservada Grande Campeã – Hola FIV Angico (expositor – Udelon Nunes Franco)
  • Melhor Expositor / Melhor Criador Nelore Mocho – Lourival Louza Júnior

Para mais informações sobre a Expoinel e a ACNB, acesse: www.nelore.org.br 

 

FONTE: Karen Priebsch – TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

karen@textoassessoria.com.br

Related posts

Pesquisa desenvolve fertilizante orgânico a partir da biomassa de plantas

Komatsu lança a PC 130 para o segmento florestal

Revista Attalea Agronegócios

Fazenda no Piauí aumenta produtividade na pecuária com auxílio da irrigação

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário