fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café NOTÍCIAS

Rota Verde do Café, uma novidade no cenário cearense.

Quando pensamos no Ceará, logo nos vem a mente sol, praia e esportes radicais no mar. Porém, dede 2013, a Rota do Café Verde, uma iniciativa do SEBRAE com empreendedores locais da região do Maciço de Baturité, é a nova aposta para conquistar a valorização histórico-cultural de uma das regiões mais visitadas no estado e que já teve o café como principal atividade de produção.

O Maciço de Baturité, no Ceará, é uma região que abriga uma área de proteção ambiental, abrangendo 32.690 hectares, com uma fauna e flora exuberantes, ponto de encontro para pesquisadores e amantes da natureza e morada nobre do Café de Sombra, como é conhecido o café da região, que há décadas contribui para preservação ambiental da Serra.

A área geográfica da Rota localiza-se dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra de Baturité no Estado do Ceará, contemplando os municípios de Mulungu (CE), Guaramiranga (CE), Pacoti (CE) e Baturité (CE) e mantendo-se à uma distância média da capital, Fortaleza (CE), de 100 km com acessos pela BR-020 com CE-253, CE-065 ou ainda CE-060.

Sítio Águas Finas: – Desde 1939 a Família Uchôa, cultiva o Café Guará que através do tempo vem aprimorando grãos e formas de beneficiamento, conferindo qualidade à marca. O Cafezal, convida a percorrer suas trilhas num passeio repleto de informação, sabores e som nativos. Francisco Uchôa e sua equipe recebem o visitante dentro da tradição da hospitalidade, consciência ecológica e muitas histórias para contar.

Sítio São Luis:- Com sua arquitetura suave e imponente, a casa do Sítio São Luís é herança visível dos tempos áureos do Café na Serra de Baturité. Pela narrativa dos proprietários, histórias contextualizadas na tradição do cultivo do café, no Ceará e no Brasil, são reveladas aos visitantes enquanto percorrem os ambientes da Casa.

A cozinha do Sítio São Luís é uma atração à parte o café arábica colhido nas matas do próprio sítio foi dado o nome de Café Carmen, uma referência amorosa à matriarca e personagem mais longeva da Família.

Related posts

EXPOCAFÉ 2022: Encontro Técnico da Cafeicultura abre a programação da feira

Revista Attalea Agronegócios

IAC obtém patente de invenção de máquina de poda e pré-poda da videira

Revista Attalea Agronegócios

Cafeicultores terão mais recursos para custeio e comercialização

Deixe um comentário