Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café EVENTOS - DESTAQUES NOTÍCIAS

9º Intercâmbio do Café: compartilhando a tecnologia na cafeicultura regional

Criado em 2010 por Régis Ricco, Marcos Pimenta e Moisés Alves, especialistas e consultores da RR Consultoria, o Intercâmbio do Café tornou-se o principal evento da cafeicultura brasileira, mostrando a cada ano aos participantes o que há de mais atual em tecnologia e manejo da cultura, em propriedades do Sul de Minas Gerais e na Alta Mogiana. “Trata-se do principal evento de transferência de conhecimento em café no Brasil”, afirmou Marcos Pimenta.

Neste ano de 2018, já em sua 9ª edição, o Intercâmbio do Café contou com a presença de cafeicultores e consultores das regiões do Sul de Minas, Norte de Minas, Cerrado Mineiro, Brasília, Oeste da Bahia, Baixa Mogiana e Alta Mogiana. “Além de tudo que pudemos constatar nas propriedades em que visitamos neste período, tivemos como destaque a participação de representantes estrangeiros, como o Jorge Iván Jaramillo Herrera (Colômbia) e Ernesto Quiros Fallas (Costa Rica), que puderam interagir com os participantes do intercâmbio sobre os manejos adotados nas lavouras daqueles países”, explicou Régis Ricco.

O consultor Régis Ricco (RR Consultoria)
Jorge Iván Jaramillo Herero apresentou informações sobre a cafeicultura colombiana.
O costa-riquenho Ernesto Quiros Fallas mostrou a realidade da cafeicultura na América Central

O 9º Intercâmbio do Café teve início no dia 24 de abril, com a caravana partindo inicialmente de Alfenas (MG) e, no trajeto à Fazenda Santo Antônio (município de Cássia/MG), juntou-se vários outros participantes num comboio de inúmeros automóveis.

Na propriedade do Luis Fernando Ferreira da Silva, os participantes puderam conferir excelentes condições de tratamento nutricional e fitossanitário, em conjunto com o Sistema de “Safra Zero” com altas produtividades. O cafeicultor faz uso frequente da tecnologia dos fertilizantes organominerais, da Multfertilizantes, empresa de Três Pontas (MG).

Na Fazenda Santo Antônio foram colhidas cinco plantas para buscar um previsão de safra, onde conferimos uma produção de 120 Sc/ha, atestando a excelência nos resultados obtidos pelos clientes da RR Consultoria. Ainda nesta Parada Técnica foi discutido e mostrado os benefícios do uso de “maturadores” com testemunha “in loco” muito importante para instruir aos participantes sobre o ponto correto de colheita.

  

Concluída esta etapa, a caravana seguiu caminho para Franca (SP). Os participantes foram recebidos para um almoço na Fazenda Aleluia, de propriedade do cafeicultor Ismael Nogueira Rodrigues Alves. Nesta propriedade aconteceram duas Paradas Técnicas. Na primeira estação, os participantes puderam conferir impressionantes resultados obtidos nas lavouras, com o uso do bio-ativador de solo Vitasoil®, inclusive com exposição de diferencial na quantidade de raízes através de trincheiras abertas dentro da lavoura.

Na segunda estação – e finalizando o dia -, os participantes foram recebidos pela equipe de consultores da empresa Produquimica, que não deixou dúvidas com relação à eficiência de seu portifólio de produtos. Destaque para a tecnologia dos fertilizantes de liberação gradual: Polyblen® e Producote®, que dominam grande parte do mercado desta região atualmente e usado em toda a Fazenda Aleluia, apresentada com ênfase pela empresa. Nesta propriedade foram discutidas, ainda, questões relativas à poda e forma- ção de lavouras de café.

Ainda na noite do primeiro dia, nas dependências do Hotel Dan Inn, em Franca (SP), os participantes da caravana e outros cafeicultores convidados participaram de duas palestras de grande importância, apresentadas por representantes internacionais:-

• Jorge Iván Jaramillo Herero (Colômbia), com o Tema: “Números do Café da Colômbia”;
• Ernesto Quiros Fallas (Costa Rica), com o Tema: “Números do Café da América Central”.

No segundo dia de evento, ainda no auditório do hotel, os participantes tiveram uma importante apresentação da empresa FMC, onde foram abordados e discutidos o tema “Nematóides na Cafeicultura”, com abordagens de extrema importância sobre identificação das espécies, bem como instruções sobre manejo de convivência e mostras de resultados importantes com o uso de nematicida Biológico Quartzo®.

Na sequência, a caravana seguiu para a 2ª Parada Técnica, desta vez no município de Pedregulho (SP), na Agropecuária São João, propriedade do Drº Maurício W. A. Pinheiro. Os participantes puderam discutir intensamente sobre “Poda do Cafeeiro”, com participação especial do Sr. Dedé Soier, renomado consultor em Mecanização em Café. Nesta propriedade houve a mostra de revigoramento de uma lavoura com grande diferencial para o sistema de podas da RR Consultoria, que conseguiu grande êxito em “salvar” uma lavoura da recepa.

O cafeicultor Rodrigo Freitas, Régis Ricco, Alan de Menezes Lima (diretor da Bolsa Agronegócios) e Tadeu Souza (RTV Syngenta)
Régis Ricco (RR Consultoria), o cafeicultor Rodrigo Freitas e Marcos Pimenta (RR Consultoria
Equipe de consultores Bio Soja com o cafeicultor Rodrigo Freitas e Régis Ricco (centro).
Na Fazenda Santa Rita (Jeriquara/SP), propriedade de Rodrigo Freitas, tradicional foto do Intercâmbio do Café com todos os participantes.

Logo a seguir, os participantes dirigiram-se para a Fazenda Santa Rita, de propriedade do Rodrigo de Freitas
Silva, município de Jeriquara (SP), onde foram recebidos para o almoço e apresentação de portifólio das empresa Bio Soja e Syngenta, que se orgulham de há mais de 12 anos terem esse importante cafeicultor como cliente fiel.

Os participantes seguiram em um tour nas várias lavouras do produtor, onde fizeram duas paradas, para colheita de cinco plantas em pontos distintos. Assim como puderam ver em 2016, os visitantes puderam conferir também neste ano muitas lavouras com produção entre 100 e 130 Sc/ha, atestando o excelente resultado no manejo do Sistema de Safra Zero.

Nestas paradas os participantes puderam discutir “in loco” sobre o diferencial da Syngenta e Bio Soja nos resultados obtidos.No final do dia, já a noite, no auditório do Hotel Dan Inn, os participantes puderam assistir à duas palestras sobre “Tendências de Mercado”. Primeiramente, com a Heloisa Mello (Agroconsult) e, posteriormente, com o Anselmo Magno (Cafezal).

Ambos os consultores apresentaram e interagiram sobre a interpretação de dados relevantes e argumentações no intuito de levar aos participantes mais clareza com relação às muitas informações veiculadas no setor nos últimos meses.

Powered by Rock Convert

Related posts

[Ensei Neto] – A Acrilamida e o Café

Revista Attalea Agronegócios

[Marcio Luis Palma Resende] – Desafios e Novos Começos

Revista Attalea Agronegócios

Cafés Especiais: Mais de 50 baristas disputarão campeonatos brasileiros no Rio

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário