Para uma platéia seleta de cafeicultores, autoridades e pesquisadores, a solenidade de abertura da 2ª FAMCAFÉ – Feira da Alta Mogiana de Cafeicultura de Qualidade contou com a participação das seguintes autoridades: o prefeito de Franca (SP), Gilson de Souza; do presidente da AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana, Marcio Luis Palma Resende; do presidente da COCAPEC – Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas, Carlos Y. Sato; do presidente da Fundação PROCAFÉ, José Edgard Pinto Paiva; do diretor do EDR – Escritório de Desenvolvimento Rural da Região de Franca, Pedro Cesar Avelar; da Secretária Municipal de Desenvolvimento, Flávia Lancha; e do vice-presidente da Câmara Municipal, Carlinhos Petrópolis.
Flávia Lancha abriu a sessão apresentando um breve histórico sobre o trabalho desenvolvido em sua pasta, bem como todas as ações realizadas para que o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras fosse realizado neste ano em Franca (SP). Destacou, ainda, a importância do trabalho de união em prol da atividade cafeeira para toda a região.
José Edgard Pinto Paiva, ressaltou o contentamento da Fundação Procafé em estar realizado um trabalho diferenciado na Fazenda Experimental de Franca (SP), contando com o apoio da COCAPEC e da Prefeitura.
Marcio Luis Palma Resende relembrou a importância do trabalho de todos os ex-presidente da AMSC para as conquistas obtidas até o presente momento, em especial, a Indicação Geográfica para o café na Região da Alta Mogiana.
PALESTRA
Encerrada a solenidade oficial de abertura da 2ª FAMCAFÉ, teve início a palestra com Paula Varejão, apresentadora do programa “Tá na Hora do Café” exibido pelo canal Mais Globosat.
Com desenvoltura, animação e interatividade com o público, Paula discorreu inicialmente sobre o histórico do café desde os seus primórdios no Iêmen. Posteriormente, iniciou a inclusão de mensagens focadas principalmente na questão mercadológica, abordando o Kopi Luwac, Jacu Bird, etc.