Image default
NOTÍCIAS

Santa Catarina, Argentina e Uruguai se unem no controle populacional de javalis

Santa Catarina, Argentina e Uruguai integram ações para controlar a população de javalis e porcos asselvajados. O assunto foi tema do 3º Seminário Internacional sobre Manejo de Javali e Porcos Asselvajados, que aconteceu nesta segunda e terça-feira (22 e 23/10) na cidade de La Rioja, Argentina.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e o comandante da Polícia Militar Ambiental em Lages, Major PM Adair Alexandre Pimentel, participaram do evento, onde apresentaram a experiência catarinense na gestão e manejo das populações de javalis.

Devido à rápida dispersão desses animais no território, é intenção é criar uma ação integrada entre Uruguai, Argentina e Brasil para ter mais eficácia no controle dos javalis.

Ações em Santa Catarina

Santa Catarina é referência nacional no controle populacional dos javalis. Com uma estratégia que integra os setores público e privado, o Estado realiza ações de educação ambiental, monitoramento, autorização de caça, instalação de armadilhas em propriedades rurais e acompanhamento da sanidade animal.

Um aplicativo deve ser lançado em breve para aumentar a eficácia no controle dos animais.

Prejuízos causados pelos javalis

Os javalis causam problemas ambientais, perdas econômicas aos produtores rurais e representam uma ameaça à biodiversidade e a segurança das pessoas. Para Santa Catarina, a preocupação principal é com a ameaça à sanidade animal.

Segundo o secretário da Agricultura, Airton Spies, o animal pode ser vetor de doenças que afetam animais domésticos, principalmente suínos e bovinos. “Para Santa Catarina o controle do javali e dos porcos asselvajados é uma prioridade. A agropecuária representa 29% do Produto Interno Bruto catarinense, dos quais 60% são compostos pela produção de carnes e leite”, ressalta.

Related posts

Defesa Agropecuária do Piauí confirma focos de Peste Suína Clássica

Mario

Fenasucro & Agrocana é adiada para novembro deste ano

Mario

Como o leite deixou de ser leite no Brasil

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais