Image default
NOTÍCIASPolítica Agrícola

Sebastião Barbosa toma posse como presidente da Embrapa

Engenheiro agrônomo é especialista no estudo de insetos e já atuou em agência da ONU antes de se aposentar pela estatal.

O pesquisador e engenheiro agrônomo Sebastião Barbosa tomou posse nesta quarta-feira (10) como novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, a Embrapa é uma empresa pública que desenvolve pesquisas em diferentes cadeias produtivas da agricultura e pecuária, com 42 unidades de pesquisa e sete unidades centrais. A estatal tem 9,6 mil empregados, dos quais 2,4 mil são pesquisadores.

Barbosa assume a Embrapa para um mandato de três anos. Ele substitui Maurício Lopes, que concluiu o segundo mandato à frente da empresa e retomará a função de pesquisador. Lopes estava na presidência da empresa desde 2012.

SELEÇÃO

De acordo com a Embrapa, a escolha do novo presidente seguiu o processo estabelecido pela lei das estatais, sancionada em 2016 e que definiu, entre outros pontos, critérios para a nomeação dos dirigentes dessas empresas.

O processo seletivo teve 16 candidatos inscritos. O Conselho de Administração da Embrapa analisou os currículos e três concorrentes seguiram para a fase de entrevistas. O melhor avaliado teve o nome submetido para aprovação prévia da Casa Civil.

Segundo a Embrapa, o novo presidente dará continuidade ao processo de revisão estrutural e funcional da estatal, que teve início em 2015. Entre os principais objetivos da revisão estão uma maior aproximação com o setor produtivo e o fortalecimento de mecanismos de parceria público-privada com universidades e institutos federais.

PERFIL

Conforme o currículo informado pela Embrapa, Sebastião Barbosa é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (1967), com mestrado em entomologia (1973) e doutorado em entomologia e manejo integrado de pragas pela Mississippi State University (1974).

Pesquisador aposentado da Embrapa e especialista no estudo de insetos (entomologia), Barbosa ingressou na estatal em 1976. Exerceu diversas atividades na empresa, entre as quais, a coordenação de cooperação internacional e a chefia-geral da Embrapa Algodão, centro de pesquisa localizado em Campina Grande (PB).

Barbosa também atuou por 17 anos (1985-2002) na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Trabalhou no Serviço de Proteção de Plantas, em Roma, e no escritório para a América Latina e o Caribe, em Santiago.

Related posts

Pesquisa de novas tecnologias busca a redução de custos de produção do bicho-da-seda

Mario

Iniciativa independente apoiada pela ONU aprova metas de proteção climática da Bayer

Mario

Agricultura de SP: APTA e cinco Institutos de Pesquisa têm novos diretores

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais