fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Bovinos de Corte EVENTOS - DESTAQUES

INTERCORTE SP: Genética e sustentabilidade são focos do IZ nos painéis do “Caminhos da ILPF”

A programação “Caminhos da ILPF” é coordenada por meio da Unidade de Referência Tecnológica do IZ de Ribeirão Preto (SP)

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará da InterCorte São Paulo, principal evento da cadeia produtiva da carne no Brasil, que reúne importantes setores do agronegócio. Nesta edição, o IZ atuará em três painéis – “Caminhos da ILPF”, “Caminhos da Genética” e “Caminhos do Leite” –, todos são desdobramentos do projeto “Caminhos do Boi” da plataforma “Integrar para Crescer”. Os painéis da ILPF e Genética, que recebem a curadoria do IZ, por intermédio da Unidade de Referência Tecnológica IZ de Ribeirão Preto/SP (URT-IZ Ribeirão Preto),  ocorrerão de 21 a 23 de novembro, no WTC Golden Hall, São Paulo (SP).

O encontro deste ano, com o destaque “Caminhos da ILPF”, irá aprofundar questões relativas à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. O IZ irá colaborar com o universo da genética, da produção agropecuária sustentável e da qualidade do leite.

Segundo a diretora geral do IZ, zootecnista Renata Branco Arnandes será uma excelente oportunidade aos produtores que terão uma visão completa dessa tecnologia. “Trataremos de forma bastante ampla dos diversos aspectos que envolvem a ILPF – desde o tipo de solo, sistemas de plantio, arranjos produtivos, manejo de pasto, nutrição animal, produção animal, índices reprodutivos e zootécnicos até a viabilidade econômica da implantação”, explica.

A diretora do Terraviva Eventos, Carla Tuccilio destaca que ao seguir a ideologia da plataforma de comunicação ‘Integrar Para Crescer’, decidiu-se ampliar os temas dos debates do evento. “Estamos trazendo para pauta assuntos que interessam a cadeia como um todo, promovendo assim a troca de informações e a união do setor.”

ILPF

Dia 21, no “Caminhos da ILPF” terão três painéis. O primeiro, com os temas “Sistemas Integrados como estratégia de conservação de solos” que será ministrado por Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); e “Os cinco pilares do manejo da fertilidade do solo nos sistemas integrados”, pelo zootecnista Mauricio Bassani, da MB Parceiro.

Castro mostrará o que os Institutos de pesquisa ligados à APTA estão estudando e a importância desse sistema de produção, que está sendo utilizado em mais de 11 milhões de hectares no Brasil. “O foco do ILPF não é só a recuperação de pastagem, mas o uso das áreas degradadas para melhorar a renda dos produtores, que conseguem fazer pecuária, produzir grãos e, muitas vezes, florestas. Com o ILPF conseguimos ampliar as áreas de produção de grãos sem mexer nas nossas reservas ambientais, otimizando a pecuária. Estamos dando uma aula ao mundo de como fazer pecuária e agricultura em um modelo totalmente sustentável”, explica.

Orlando destaca ainda que a participação da APTA na InterCorte é relevante para mostrar aos pecuaristas o que tem sido feito nas instituições estaduais de pesquisa e também por gerar oportunidades para realização de projetos em parceria com instituições públicas e privadas. “É um evento estratégico para mostrarmos que temos tecnologia de ponta em genética e sistemas de produção de bovinos de corte. Aproveitar este evento e o público que dele participa também é fundamental para atrair parceiros. Essas parcerias trazem ganhos para nossas instituições, por desenvolver novos projetos, mas também para o produtor, o grande demandador desse conhecimento gerado que precisa ser transferido com agilidade”, afirma Castro.

No segundo painel, o professor da Unesp-Botucatu, Paulo Arbex falará sobre “Plantabilidade nos sistemas integrados de produção”; e Patrícia Anchão Oliveira abordará “Arranjos e sucessão de culturas”. A pesquisadora do IZ, Flávia Fernanda Simili será a mediadora no painel.

Já no terceiro painel, o engenheiro agrônomo, Wagner Pires, especialista em pastagens, abordará “Por que e como o pasto se degrada?”; a pesquisadora do IZ, engenheira agrônoma Flávia de Andrade Gimenes discorrerá sobre “Ferramentas para manejo do pasto em sistemas integrados”; e Guilherme Valle falará sobre “Formação e manejo de pastagens na entressafra em sistemas ILP”.

Flávia, que abordará a importância do manejo de pastos nas modalidades de sistemas integrados, como Integração lavoura-pecuária e Sistemas Silvipastoris diz que a ênfase, nestes sistemas, está no uso da massa de forragem dos pastos e cobertura do solo para influenciar a produção animal e a produção vegetal em cultivos sequenciais ao uso do pasto. “Outro aspecto também importante é manipulação da intensidade de pastejo, que tem por objetivo manter a sustentabilidade dos sistemas e a manutenção da integração agropecuária”, enfatiza.

Genética

No painel “Caminhos da Genética”, as palestras e exposições visam mostrar as mais recentes evoluções nesse segmento, especialmente sobre a genômica e as técnicas – proteômica, metabolômica e epigenética. O painel terá a participação de Renata Branco Arnandes; Mario Chizzotti, professor da Universidade Federal de Viçosa; e Cesar Franzon, Gerente de Inovação e Rebanho da CRV-Lagoa.

“O ano passado já tivemos um grande painel do “Caminhos da Genética”, curadoria IZ e CRV Lagoa, e este ano nós voltamos com um painel de discussão sobre a Eficiência na Produção de Carne,  e reprodução.. A Intercorte traz questões atuais para que o produtor tenha mais conhecimento técnico para sua produção pecuária com sustentabilidade e rentabilidade ”, reforça Renata.

“O progresso da bovinocultura só será possível se os elos – Genética e Sustentabilidade – caminharem juntos, constituindo-se em elemento fundamental para o sucesso da cadeia produtiva de carne”, destaca Renata.

Leite

No painel “Caminhos do Leite”, criado em parceria com a revista Balde Branco, o painel tratará da busca por maior produtividade na atividade leiteira com o tema central “O hoje e o amanhã da pecuária leiteira”.

O pesquisador do IZ, Luiz Carlos Roma Júnior, irá apresentar o Case: Laboratório de qualidade do IZ. “O Laboratório de Qualidade do Leite está para servir às pesquisas e, principalmente, ao produtor rural. Tendo a disposição análises e interpretações da qualidade. Atualmente, o Laboratório monitora, por mês, 110 propriedades”, destaca o pesquisador.

O painel será concluído com degustações de queijos e vinhos.

Feira de Negócios

De acordo com a organização, a edição da InterCorte em São Paulo terá ainda uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, como CRV Lagoa, Marfrig, Matsuda, Nutron, Ourofino, DSM Tortuga, Trouw Nutrition, Instituto de Zootecnia, Premix, Allflex, Arysta, Bayer, Beckhauser, Coimma, Estância Bahia Leilões, Multibovinos, Oro Agri, Prodap, Toledo do Brasil, Premix e UPL.

Sobre a InterCorte

Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.

Em 2018 a InterCorte ocorreu em Cuiabá (MT), no mês de março, com a participação de 1.500 pessoas, Marabá (PA) em maio com 1.050 participantes e será finalizada em São Paulo (SP).

A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor. Além da InterCorte, a plataforma ainda promove eventos como a Interconf, InterGrãos e ações como o movimento #SomosdaCarne, a Beef Week, “Você Sabia” e “Caminho do Boi”, visando sempre o crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil.

Mais informações em www.intercorte.com.br. O World Trade Center de São Paulo fica na Avenida das Nações Unidas, 12551, no espaço Golden Hall.

Informações

Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3476-0841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

 

FONTE: Ana Flávia Gimenes – ATTUALE COMUNICAÇÃO
anaflavia@attualecomunicacao.com.br

Related posts

41ª EXPOINTER: CB Genetics levará genética Angus premiada a Esteio (RS)

Revista Attalea Agronegócios

2º Workshop em Produtividade Apícola e Polinização: temas importantes para apicultores e cafeicultores

Revista Attalea Agronegócios

Brasil promove proteína halal na Sial Paris

Deixe um comentário