Image default
Aves e Suínos

IMA cria cartilha com alerta aos suinocultores sobre peste suína clássica e africana

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) elaborou e disponibilizou em www.ima.mg.gov.br cartilha  alertando os suinocultores mineiros sobre as formas de transmissão e medidas preventivas para a peste suína clássica (PSC) e peste suína africana nos rebanhos do suínos estado. A consulta à publicação é gratuita. Veja aqui. 

A cartilha com orientações aos produtores sobre PSC se deve à confirmação em 6/10/2018 do foco da doença no município de Forquilha, no Ceará, o que colocou em alerta os estados da área livre de peste suína clássica, principalmente Minas Gerais que já possui o status de área livre de PSC obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) .

Quanto à Peste Suína Africana, diversos países do  Leste Europeu e continente africado, e também China e Rússia já registraram focos da doença. O Ministério da Agricultura está adotando todos os cuidados para evitar a chegada deste vírus ao Brasil. Minas Gerais realiza vigilância permanente, como a força-tarefa em lixões e aterros sanitários.

 Entre as ações que o IMA realiza em prol da sanidade suína em Minas estão o controle do trânsito dos animais e a coleta periódica de sangue de suínos reprodutores em frigoríficos, e em Granjas de Reprodutores Suídeos Certificados (GRSC).

Minas Gerais possui o quarto maior rebanho de suínos do país com 5,2 milhões de cabeças, o que corresponde a 12,7% de todo o plantel brasileiro, segundo dados de 2017 do IBGE. De janeiro a outubro de 2018 Minas exportou 13 mil toneladas de carne suína, gerando receita de US$ 22,7 milhões, tendo Hong Kong como o principal comprador da carne mineira com 42,8% das vendas de Minas.

Related posts

No caminho do frango não tem hormônio, tem Zootecnia

Mario

Simpósio de avicultura discutirá qualidade na produção de matrizes

Mario

Gripe aviária: como proteger seu criatório da contaminação?

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais