fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Abelhas EVENTOS - DESTAQUES

Franca (SP) sediará o 8º Seminário de Meliponicultura e o 2º Fórum de Apicultura

Idealizado há mais de 10 anos pelo biólogo Célio Augusto Pereira Rodrigues, servidor de carreira da Prefeitura de Franca (SP), o Seminário de Meliponicultura de Franca (SP) consolidou-se como um dos mais importantes eventos dos criadores de Abelhas Sem-Ferrão em todo o Brasil. Neste ano de 2019, o evento chega à sua 8ª edição e pretende reunir toda a cadeia produtiva da atividade. Será realizado no Hotel Dan Inn (R. Alfredo Tosi, 1088 – Núcleo Agricola Alpha, Franca /SP)

Organizado pela AMSC – Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana em parceria com a Prefeitura de Franca, o evento conta ainda com o apoio do Governo do Estado de São Paulo , através da Defesa Agropecuária, do Sindicato Rural de Franca, FAESP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, SENAR-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, AMESAMPA (Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo) e a empresa Fauna & Flora.

Além do seminário em que serão abordados temas exclusivos da criação de Abelhas Sem-Ferrão, acontecerá conjuntamente o 2º Fórum de Apicultura de Franca (SP). “Trata-se de um evento que tem se consolidado como um dos mais importantes do país. Evento voltado exclusivamente a mostrar a importância da criação das abelhas no Estado de São Paulo. Neste ano, ambos os seminários reforçam o nosso compromisso de discutir os diversos temas voltados a prática da criação racional das Abelhas Sem-Ferrão (nativas do Brasil) e das Abelhas Com-Ferrão (chamada de “Apis”). Nosso objetivo é o de buscar o máximo de interação entre os pesquisadores, os palestrantes e todos os participantes”, explicou Célio Rodrigues.

Como novidade para essa esta oitava edição, a Comissão Organizadora realizará o 8º Seminário de Meliponicultura e o 2º Fórum de Apicultura em conjunto com a FAMCAFÉ – Feira de Cafés Especiais da Alta Mogiana. “O objetivo desta união é o de ampliar a discussão sobre a importância da criação das abelhas. Queremos mostrar muito mais do que apresentar tecnologias de produção de produtos gerados pelas atividades da criação, mas também o de mostrar a importância das abelhas na polinização do café, em especial os cafés orgânicos”, afirmou Anderson Minamihara, secretário municipal de Desenvolvimento.

“Durante o seminário, meliponicultores e apicultores mais experientes poderão passar seu conhecimento de forma prática e informal aos iniciantes. De forma a proporcionar o máximo de interação, inúmeras atividades práticas também serão realizadas, proporcionando troca de experiências, convivência esta que nossas queridas abelhas sociais tanto nos ensinam”, disse Célio Rodrigues.

As inscrições estão disponibilizadas no link:

https://forms.gle/cjkfodDe3J1QkPiY6


PROGRAMAÇÃO

A programação oficial ainda não está finalizada. Mas já podemos antecipar alguns nomes para os interessados já começarem a se interessar pelo evento. Confira:

  • Janete Brigante (UFSCAR-SP) = tema: Biologia das Abelhas Sem-Ferrão;
  • Mauro Souza (Mel Jequitibá – Passos/MG) = tema: Multiplicação de Meliponídeos;
  • Wilson Mello (Maranhão) = tema: Produtos da Abelha Tubi;
  • Joyce Maira (Agrobee – Ribeirão Preto/SP) = tema: Resultados na Cafeicultura;
  • Ricardo Camargo (EMBRAPA – Jaguariúna/SP) = tema: Meliponicultura do Estado de SP;
  • Thiago Braga Isidoro (CIPOA – Campinas/SP) = tema: Inspeção – Selo Arte;
  •  Maria Carolina Guido (Secretaria Agricultura SP) = tema: Sanidade de Meliponideos e Apis;
  • Ademilson Espencer (USP – Ribeirão Preto/SP) = tema: Própolis;
  • Abdalla Abrão Dagher Neto (Fauna & Flora – Franca/SP) = tema: Mercado de Mel e Própolis;
  • David de Jong (USP – Ribeirão Preto/SP) = tema: Tecnologia em Apis;
  • Anderson Matos Magalhães (Recanto Abelha Nativa) – Multiplicação de Marmelada;
  • Le Botarro = tema: Produção de Cosméticos de Abelhas Sem-Ferrão;
  • Ricardo Souza = tema: Produção de Caixas Racionais.

Curso Extra: “Mel na Gastronomia”, com Lé Botarro
Dias 09, 10 e 11 de outubro
Local: Parque de Exposições “Fernando Costa” – Franca (SP)

FONTE e CRÉDITOS: Carlos Arantes Corrêa – Revista Attalea Agronegócios

Related posts

1ª ALTA CAFÉ: Olimáquinas mostrará as tecnologias do trator U60 da LS Tractor

Bahia Farm Show 2018: Massey Ferguson destaca muitas novidades na feira.

Revista Attalea Agronegócios

1ª ALTA CAFÉ: Tratores Yanmar Solis são os destaques da Robusta Tratores

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário