Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Ovinos e Caprinos

Secretaria de Agricultura de SP realizará dia de campo no IZ sobre Alimentação de ovinos na seca

Pastagem, silagem, cana, fórmulas de ração caseira, confinamento de cordeiros e visita ao sistema integrado de produção de ovinos é foco do Dia de Campo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, que ocorrerá no Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), dia 23 de agosto, a partir das 8 horas. As inscrições ainda podem ser realizadas acessando www.iz.sp.gov.br

O coordenador do curso, pesquisador Mauro Sartori Bueno, explica que na época de seca há necessidade de utilização de forragens conservadas – feno, silagens –, ou cana forrageira, pois há baixa disponibilidade de pasto.

“Geralmente é época de parição das ovelhas e, dessa maneira, há necessidade de planejar a sua alimentação e garantir a terminação dos cordeiros em confinamento para serem comercializados no final do ano”, ressalta Mauro.

O pesquisador ainda reforça que essa época do ano é ideal para a formação de novas pastagens e renovação das pastagens degradadas, planejando a alimentação de verão. “As rações compradas, geralmente, têm preços elevados, mas podem ser produzidas facilmente.”

Durante o curso serão apresentadas e disponibilizadas, aos participantes, fórmulas de ração com ingredientes comuns.

No período da manhã, os pesquisadores do IZ irão proferir quatro palestras com os temas:

  • “Formação de pastagem para ovinos”, com o pesquisador Waldssimiler Teixeira;
  • “Cana como forragem: fornecer picada fresca ou ensilada”, com Enilson Geraldo Ribeiro;
  • “Volumosos conservados: Silagens de milho, de sorgo ou de capim”, com Joao Demarchi; e
  • “Ingredientes para ração e Exemplos de formulações”, com Mauro Sartori Bueno.

No período da tarde, o pesquisador Mauro Sartori Bueno abordará sobre a  Terminação de cordeiro em confinamento: dietas, aditivos e minerais. Haverá visita ao campo para conhecer a estrutura de pasto e o sistema integrado de produção. Depois os participantes terão a oportunidade de realizar a avaliação de condição corporal de ovinos.

O curso é dirigido para pessoas interessadas em adquirir conhecimento prático sobre produção de ovinos na região Sudeste: produtores rurais, estudantes, profissionais da área e iniciantes na atividade.

O Instituto de Zootecnia fica na rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP). Mais informações pelo (19) 3739-8035.

FONTE: Lisley Silvério – IZ – Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
lisley@iz.sp.gov.br | saacomunica@sp.gov.br

Related posts

Acondicionamento da cama de ovinos confinados com uso de fertilizantes fosfatados

Dinapec 2019 apresenta informações sobre nutrição de ovinos

Novo Censo Agropecuário mostra crescimento de efetivo de caprinos e ovinos no Nordeste

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário