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Revista Attalea Agronegócios
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EVENTOS - DESTAQUES Milho e Soja

AgroBrasília: Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja atrai produtores do Planalto Central

A Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) realizou, em parceria com a EMATER-DF, nesta sexta-feira, 15, o Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja. O evento, que tem o objetivo de mostrar ao produtor os materiais trazidos pelas empresas, além de uma oportunidade de apresentar materiais de qualidade que se adaptam ao clima e ao solo da região, atraiu 521 pessoas, entre técnicos agrícolas, produtores rurais e representantes das empresas do agronegócio.

O Dia de Campo é de fundamental importância, pois auxilia produtores rurais na tomada de decisões para a próxima safra e integra as atividades da AgroBrasília, a maior e mais importante feira do agronegócio do Planalto Central.

Neste ano foram plantadas 59 cultivares de soja, sendo 4 RR e 55 PRO-Intacta, plantados em 1º. de novembro de 2018 em uma área de mil m2 por cultivar. Todas as cultivares recebem os mesmos cuidados em relação à adubação, à aplicação de herbicidas e ao tratamento do material, garantindo uma competição justa. Os resultados serão divulgados durante a Feira.

“Essa competição de cultivares dá início à AgroBrasília, que acontece em maio. É o primeiro evento da nossa Feira. A intenção é mostrar para o produtor rural o potencial produtivo das variedades que temos aqui no campo disponíveis para ele avaliar”, afirma Leomar Cenci, presidente da COOPA-DF. Segundo o presidente, o produtor vai poder avaliar e ver não apenas as variedades mais produtivas, mas também os diferentes ciclos da cultura. “Todo agricultor que vier aqui dificilmente vai deixar de adquirir uma dessas variedades na AgroBrasília”, ressalta.

Para Ronaldo Triacca, coordenador geral da Feira, o Dia de Campo é um evento muito importante tanto para organizadores quanto para os produtores e expositores, sendo praticamente um “esquenta” para a AgroBrasília. “Esse já é um evento consolidado, é a 11a edição da competição de cultivares. Ele tem uma importância muito grande porque, de fato, representa o que acontece nas lavouras como um todo, ou seja, a soja aqui foi plantada no mesmo período que os produtores plantam e uma grande diversidade de variedades da cultura. Neste ano, estamos com 59 materiais e as empresas mostram todo o seu potencial”, afirma.

“O Dia de Campo da Competição de Cultivares coloca o produtor em contato com novas tecnologias, novas variedades e com lançamentos e isso vai se refletir dentro de nossa propriedade. Levando daqui uma nova tecnologia, a gente vai produzir mais, principalmente em nossa região, onde a agricultura é muito forte”, ressalta João Nestor, engenheiro agrônomo de Cristalina (GO).

CULTIVARES

A competição deste ano reuniu 15 grandes empresas de sementes que apresentaram o que há de mais novo em relação à tecnologia, qualidade e desenvolvimento da soja. São elas: Agro Vitória/Grapa, Arena Sementes, Basf, Brevant, Coopadap, Dois Marcos, Embrapa, FT Sementes, Guaia, KWS, Macro Seeds, Mercantil Agrícola, Nidera Seeds (licenciamento), Nidera Sementes e Sementes WB.

APOIO

Para a realização do Dia de Campo, os organizadores contaram com o apoio de empresas do setor do agronegócio. Neste ano, o evento teve o patrocínio da Bayer, Dimiagro Fertilizantes, KLF, Koppert do Brasil e Mosaic.

A Bayer trouxe para a competição um fungicida novo – o FOX Xpro. “Esse produto é uma evolução de um produto que já tínhamos, então estamos trazendo para o produtor uma solução que tem agregado muito valor em termos de produtividade. A AgroBrasília é um evento que tem contribuído muito principalmente em relação a informações e à difusão de tecnologia”, destaca Emerson Barbisan, gerente regional da Bayer.

A Mosaic também trouxe importantes fertilizantes para o Dia de Campo, direcionados para o solo da região. “Trouxemos dois produtos: o cloreto com boro, que é muito importante, devido à deficiência de boro nas lavouras da região, e o MicroEssentials S9, nitrogênio, fósforo e enxofre no mesmo grão. São produtos especiais, diferenciados, comparados com os convencionais do mercado”, explica Gabriela Braga, assistente técnica e comercial da Mosaic.

 

FONTE: Stela Zica – VINCERE ASSOCIADOS
imprensa@agrobrasilia.com.br

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