Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Agricultura Natural Agrobiológicos Tecnologia

EMBRAPA Cerrados destaca uso de drones no controle biológico de pragas

Um dos temas abordados no 2º Curso “Controle Biológico de Pragas no Brasil”, que será realizado na EMBRAPA Cerrados (Planaltina, DF) de 27 a 29 de agosto, com a participação de 50 produtores, consultores, técnicos e gestores de fazendas, é o uso de drones nessa tática de manejo.

O curso é promovido pela Embrapa e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, tendo como objetivo apresentar e transferir tecnologias sobre a utilização adequada do controle biológico de pragas para o setor agropecuário. As inscrições já estão encerradas.

Na quarta-feira (28), às 10h30, os participantes vão acompanhar a apresentação de Luiz Cláudio Gromboni, diretor da empresa Geocom, sobre o uso de drones no controle biológico de pragas. Às 13h10, técnicos da empresa farão uma demonstração prática da liberação, por meio de drone, de parasitoides de ovos de lagartas.

O uso de drones representa uma alternativa para tornar mais competitiva a adoção do controle biológico, mercado que movimentou R$ 464,5 milhões em produtos no Brasil em 2018, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio).

O curso conta com palestras de pesquisadores da Embrapa e de universidades, além de técnicos de empresas da área de controle biológico. No dia 27, os temas abordados serão o Manejo Integrado de Pragas; o estado da arte do controle biológico no Brasil; o uso de fungos para controle de insetos-praga no País e tecnologia de aplicação de produtos biológicos; e o controle biológico de doenças e plantas.

No dia 28, além da palestra e da demonstração do uso de drone no controle biológico, serão apresentados os temas utilização de parasitoides para o controle de insetos-praga no Brasil; uso de vírus para controle de insetos-praga no País; e uso de bactérias para o controle de insetos-praga no Brasil. E no dia 29, o curso será encerrado com palestras sobre manejo sustentável da mosca-branca em sistemas de produção agrícola; e manejo e controle da cigarrinha do milho, além de mesa redonda geral com os participantes do curso.

Também participam do evento as empresas Biovalens, Koppert Biological Systems e JCO Indústria e Comércio de Fertilizantes, que apresentarão informações sobre seus produtos biológicos.

AGENDA
2º Curso Controle Biológico de Pragas no Brasil
Data: 27 a 29 de agosto de 2019
Local: Auditório Roberto Aduan – EMBRAPA Cerrados – BR-020, km 18, Planaltina (DF)

Related posts

Equipamento criado pela Embrapa de São Carlos faz análise de solo em tempo real sem usar químicos

Revista Attalea Agronegócios

Inova Agro POA discute a viabilidade da agricultura 4.0 no Brasil

Controle biológico no Brasil tem potencial de crescer 20% ao ano

Deixe um comentário