fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Cooperativas NOTÍCIAS

Coopercitrus, 45 anos apoiando seus cooperados

No dia 14 de maio de 2021, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, completou 45 anos de sua fundação, como uma das maiores cooperativas agropecuárias do Brasil e a maior do Centro-Oeste e Sudeste brasileiro. Fundada em Bebedouro, SP, a partir da unificação de outras duas cooperativas do interior de São Paulo – a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores d’Oste Paulista (Capdo) e a Cooperativa Agropecuária da Zona de Bebedouro (Capezobe), a Coopercitrus iniciou suas atividades com 2 mil cooperados, cinco lojas de insumos, uma concessionária Valmet (atual Valtra) e abrangência geográfica de 55 municípios paulistas.

Mais do que um canal de vendas, a cooperativa é hoje uma referência nacional em suporte no fornecimento de insumos, defensivos, fertilizantes, sementes, ração animal, produtos para saúde e nutrição animal, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária. Também atua no suporte técnico, na prestação de serviços de agricultura de precisão e no apoio à comercialização da produção.

Possui mais de 37 mil cooperados, 180 Unidades de Negócios, entre lojas nos modelos Shopping Rural e Campo Digital, concessionárias de máquinas agrícolas, silos de armazenamento de milho, soja e café, fábrica de ração animal, postos de combustível e lojas de conveniência, em mais de 60 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Tudo isso com o suporte de mais de 3.200 colaboradores, entre eles mais de 300 técnicos para prestar suporte em campo, nas lojas e em canais digitais.

A estratégia da Coopercitrus é fazer com que os produtores rurais considerem a cooperativa uma extensão de suas propriedades e encontrem nela todas as soluções que precisam para a atividade rural. “Ao longo dos anos, a Coopercitrus compreendeu que não basta ter uma conotação comercial e passou a adotar estratégias para atender plenamente o cooperado, seja ele pequeno, médio ou grande, prestando serviços especializados e diversificando cada vez mais seu trabalho. Em uma metáfora, a Coopercitrus é como uma árvore frondosa. Tem raízes fortes que hoje, sustentam essa grande copa”, conceitua o diretor-presidente José Vicente da Silva.

O CEO da Coopercitrus, Fernando Degobbi, acredita que o caminho de sustentabilidade da cooperativa está alicerçado no conceito de crescer junto do seu cooperado. “O cooperado está sempre no centro do nosso negócio e a Coopercitrus trabalha para que ele continue crescendo e vencendo os desafios do mercado. Nosso trabalho é encurtar o caminho entre o campo e a tecnologia, disseminar informações e oferecer soluções que otimizam o tempo e aumentem a qualidade da produção respeitando a região e o perfil de cada cooperado”, analisa Degobbi.

Se, de um lado, a Coopercitrus inova constantemente em suas atividades para garantir o melhor suporte aos seus cooperados, de outro, intensifica sua visão de futuro para a gestão e sustentabilidade dos negócios.

O vice-presidente do Conselho de Administração, Matheus Marino, aponta que a Coopercitrus é hoje uma das poucas cooperativas com a gestão e o conselho trabalhando de forma independente, tendo profissionais de alto gabarito no mercado trabalhando de maneira estratégica e um conselho administrativo formado, de fato, por produtores rurais que realizam diferentes tipos de atividades agrícolas, que representam o setor. “A Coopercitrus adotou um modelo inovador na gestão, direcionado para a sucessão e longevidade de seus negócios. Essa estrutura traz segurança, transparência e confiança ao cooperado. Nossa razão de existência é atender cada vez melhor. Quando olhamos para o futuro, vemos uma cooperativa em constante crescimento e aprimorando seu nível de atendimento. O objetivo é refinar as estruturas para que ela seja cada vez mais eficiente”, analisa o vice-presidente.

Valorizando a experiência de cada agricultor, compreendendo sua necessidade e antecipando tendências, a Coopercitrus é hoje sinônimo de tradição e confiança, e ao mesmo tempo, inovação e tecnologia. Prova de sua solidez é o crescimento contínuo e sustentável que vem apresentando ano a ano e que pode ser analisado no balanço de 2020, publicado no site da cooperativa. Acesse para conhecer, em detalhes, como, há 45 anos, a Coopercitrus contribui para que o produtor rural cresça como um todo.

Sobre a Coopercitrus
Fundada em 1976 em Bebedouro, SP, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com mais de 37 mil cooperados e mais de 60 unidades de negócios em municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, fertilizantes, sementes, ração animal, produtos veterinários, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária, além de suporte técnico, serviços de tecnologia agrícola e soluções de agricultura de precisão. Conta com concessionárias de máquinas agrícolas, silos de armazenamento de grãos e café, fábrica de ração animal, shoppings rurais, postos de combustível e lojas de conveniência. Tem como propósito oferecer ao produtor rural não só produtos e serviços agrícolas, mas também levar ao campo conhecimento para uma gestão cada vez mais sustentável.

FONTE: Coopercitrus kimberly@com5.com.br

Related posts

Resistência de plantas daninhas a herbicidas preocupa agricultores

Revista Attalea Agronegócios

Bolsonaro e Tereza Cristina inauguram Observatório da Agropecuária Brasileira

Revolução no Conilon: Produtores adotam sistema de colheita semi-mecanizada com máquinas Pinhalense

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário