fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café NOTÍCIAS

illycaffè anuncia os nove países produtores de café que participam do 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy

Especialistas julgarão os grãos de café para determinar o “Best of the Best”. Degustação às cegas e votação para o “Coffee Lovers’ Choice” estão previstas para o final de setembro

A illycaffé, empresa líder global em café de alta qualidade e sustentabilidade, anunciou os nove países, fornecedores do grão para a torrefadora, que participam, em outubro, da terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy. A premiação irá reconhecer os produtores que alcançaram excelência na qualidade do grão e sustentabilidade na produção. O prêmio recebe o nome de Ernesto Illy em homenagem ao líder da segunda geração da illycaffè, e neste ano irá celebrar quase três décadas de trabalho da empresa junto com os agricultores de várias partes do mundo para realizar o sonho de oferecer o melhor café do mundo.

Após analisar amostras abrangentes de grãos Arábica da safra 2017/2018 nos laboratórios de qualidade em Trieste, na Itália, a illycaffè anuncia que os países participantes da terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy são: Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Ruanda.

A illycaffè irá levar 27 produtores (três de cada país) para a cerimônia de premiação, no Salão dos Delegados das Nações Unidas, na cidade de Nova York, no dia 4 de outubro. Na ocasião, os nove finalistas para concorrer ao “Best of the Best” serão anunciados após a avalição do júri de especialistas em três preparações diferentes – espresso, coado e cold brew.

Na mesma noite, os 27 cafeicultores e seus países serão homenageados durante a festa de gala do Prêmio Internacional Ernesto Illy, no Rainbow Room do Rockefeller Center, conduzida pelo apresentador norte-americano Ted Allen. Entre os nove finalistas, apenas um será homenageado como o “Best of the Best”. O prêmio “Coffee Lovers’ Choice” será entregue ao produtor que tiver os grãos com maior votação pelos consumidores, por meio de sessões de degustação às cegas realizadas em lojas illy pelo mundo e em um evento anterior ao Prêmio Internacional Ernesto Illy, em Nova York.

“Da semente de uma ideia que meu pai plantou no Brasil há quase 30 anos, surgiu um movimento para propagar café de alta qualidade e sustentável pelo mundo e, com isso, melhor reconhecimento, conhecimento e bem-estar aos produtores – a parte mais importante em toda a cadeia produtiva do café”, analisa Andrea Illy, presidente da illycaffè. “O Prêmio Internacional Ernesto Illy homenageia esse legado e as mulheres e homens que trabalham incansavelmente para dar o seu melhor ao mundo”.

Pioneirismo no comércio direto     

O programa desenvolvido inicialmente no Brasil, atualmente denominado Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, formou as raízes do Prêmio Internacional Ernesto Illy. Instituído em 1991 e hoje na 28ª edição, ele direcionou a transformação da illycaffè em uma empresa que atualmente compra café de produtores capazes de atender a seus altos padrões de qualidade e os recompensa  por isso, reconhecendo seu compromisso de entregar um café de excelência e de contribuir para o blend illy, único no mundo. Mais de 1.500 produtores já foram premiados.

Related posts

Mudas de Café: Entidades e Cafeicultores pleiteiam ao secretário Itamar Borges alterações na Resolução SAA nº 49

Revista Attalea Agronegócios

Produtores de MS podem acessar mais de R$ 623,5 mi pelo FCO 2020

Revista Attalea Agronegócios

Marco para a Cafeicultura Brasileira: Maior encontro de degustadores de café é realizado na região Amazônica

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário