Café

CAFEÍNA COCATREL: Integração e informação marcam o lançamento do Grupo das Mulheres que Produzem

A COCATREL – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas realizou na terça-feira, 19 de fevereiro, o lançamento do grupo Cafeína Cocatrel. Essa iniciativa tem como objetivo reunir mulheres cooperadas, que, atualmente, somam 19% do quadro social da cooperativa, para troca de informações, conhecimento e maior aproximação da gestão da Cocatrel.

A primeira ação do Grupo Cafeína foi uma integração com as cooperadas, que tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, entrar nas instalações dos armazéns de Três Pontas (MG) e conhecer todos os processos desde o recebimento até a armazenagem rastreada de seus cafés.

Maria da Glória Cruz, do Sítio Barreira, no distrito de Campos Gerais, afirma que a visita foi positiva do início ao fim. “Eu nunca havia entrado no armazém e, para mim, foi uma experiência muito interessante, pois pude entender como funciona a organização, a segurança e todos os processos de armazenagem”. Criada em família de agricultores e produtora de café, ela considera positiva a iniciativa da cooperativa. “Esse encontro entre mulheres que produzem é um incentivo a mais para nós, cafeicultoras, que queremos estar mais presentes no dia a dia da Cocatrel”, finalizou Maria da Glória.

O encontro contou com a presença de cerca de 80 mulheres. Um bate papo com a diretoria abriu o evento e, as cooperadas presentes, puderam esclarecer dúvidas, dar sugestões, opiniões e, ainda, conhecer melhor sobre as atividades da cooperativa.

Laiz Mendonça Figueiredo, que é cooperada e uma das integrantes da comissão organizadora do Cafeína, garantiu que a Cocatrel está no caminho certo. “- Fiquei muito satisfeita em poder participar da criação do grupo, onde o foco não é apenas reunir mulheres para falar sobre café e, sim, um grupo com o foco nas mulheres que produzem, que estão realmente ligadas à cafeicultura e querem melhorar suas práticas, compartilhando ideias, vendo o que está dando certo em outras propriedades, para, juntas, conseguirmos prosperar. Considero essa iniciativa da Cocatrel muito importante para a aproximação efetiva das cooperadas junto da cooperativa”, finalizou.

Além da integração do grupo Cafeína, outro lançamento surpreendeu as cooperadas presentes no evento, os novos cafés especiais da linha Montrês, Pérola e Violeta, que são 100% produzidos por cafés de mulheres. Os novos produtos chegam ao mercado em homenagem ao mês da mulher (março), trazendo notas e aromas deliciosos para quem é fã de um bom café.

“Estamos extremamente satisfeitos com a criação do grupo Cafeína Cocatrel, que tem nosso total apoio. Foi muito bom ver o quão participativas e interessadas são nossas cooperadas, que, tenho certeza, trarão muitas ideias e contribuirão bastante com a nossa gestão, que tem como princípios a transparência e a aproximação constante de nossos cooperados”, afirma Marco Valério Brito.

O próximo encontro do Cafeína Cocatrel acontecerá no dia 15 de março, no 2º Encontro das Mulheres do Café, realizado pela Cocatrel, em Três Pontas (MG).

Related posts

IAC disponibiliza quatro novos Boletins Técnicos sobre um porta-enxerto e três variedades de café mais recentes

carlos

[Marcelo Fraga Moreira] – Mercado do Café – “A solução pode estar no seu vizinho” (comentário semanal 18 a 22/10 de 2021)

Mario

24º Seminário Internacional do Café: novidades serão apresentadas na terça-feira

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais