fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café

Prêmio Internacional Ernesto Illy define nove países participantes

A illycaffè, tradicional torrefadora italiana, anunciou os nove países cujos grãos arábica vão participar do Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA) neste ano. A premiação, que ocorrerá em Nova York no dia 16 de outubro.

Conforme comunicado da illycaffè, os especialistas dos laboratórios de qualidade da illycaffè analisaram os grãos de café da safra 2018/19 e selecionaram os seguintes países como participantes do EIICA: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Os três representantes brasileiros são os grandes vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, conhecidos em abril, em São Paulo: Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo. A ordem de colocação deles, na premiação nacional, será revelada dentro do EIICA. O prêmio brasileiro, instituído em 1991, se tornou um marco na cafeicultura e lançou as sementes para a illycaffè criar a versão internacional, em 2016.

Um total de 27 produtores (3 por país) vão a Nova York para fazer parte de uma cerimônia na ONU, que ocorrerá na manhã do dia 16 de outubro. No entanto, apenas 9 finalistas vão para a próxima etapa e competirão pelo Prêmio “Best of the Best” 2019, cujo vencedor será anunciado na mesma noite, durante um jantar de gala no lendário “Jazz at the Lincoln Center”.

O vencedor será escolhido por um júri independente, composto por especialistas internacionais de diferentes áreas (chefs, jornalistas, degustadores profissionais), que provarão e avaliarão os 9 grãos finalistas em três preparações diferentes – espresso, filtrado e frio (cold brew).

Durante o jantar, também será entregue o Prêmio “Coffee Lovers´ Choice”, honraria determinada pelos votos dos consumidores durante degustações às cegas nas principais lojas illy na Europa, América do Norte e Ásia. Na ocasião, a edição 2019 da campanha #THANKSFORTHECOFFEE também será apresentada. Os finalistas, em ordem alfabética, são:

Brasil
Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo

Colômbia
Ascafé – Spirit of Peace Ex Combatents, Coocentral e Cooperativa Norte de Nariño

Costa Rica
Coope Atenas R.L., CoopeSabalito R.L. e Marespi S.A.

Etiópia
ASMA Intl. Business, Legesse Sherefa PVT e Tracon Trading PLC

Guatemala
Corporation Cafetelera Potosì, Malubea, S.A. e Plantaciones Agropecuarias, S.A.

Honduras
Cadexsa, Empresa Asociativa Aruco e Las Manzanas

Índia
Buskull Estate, Hoscotte Estate e Tata Coffee Ltd.

Nicarágua
Finca La Independencia, Finca San Jose e Proyecto Lift

Ruanda
Kayumbu CWS, Liza CWS e Ngamba CWS

Related posts

Amanhã acontece a final do Concurso de Qualidade do Café Arábica, em Domingos Martins (ES).

Revista Attalea Agronegócios

[Valéria Vilela] – Um ano turbulento que termina com esperanças

Revista Attalea Agronegócios

5º Concurso de Qualidade de Café “Força Café”: Região das Matas de Minas foi a grande vencedora

Deixe um comentário