Equinos e Muares

Aprenda a definir a idade dos cavalos pelos dentes

Você sabe identificar a idade dos cavalos pelos dentes? 

Mais do que para mastigação, os dentes dos equinos são capazes de revelar dados importantes sobre a idade do animal. Isso é fundamental, tanto para o proprietário, ou quem lida com esses animais, quanto para o veterinário. Principalmente no caso de cavalos que não apresentem registro e precisam ser comercializados ou transportados.

Hoje uma das técnicas mais utilizadas é a avaliação da arcada dentária. Além dessa, a análise da idade do animal também pode ser feita pela observação de pelos brancos pelo seu corpo devido a idade avançada, por exemplo. No entanto, os dentes guardam marcas únicas que demonstram a idade e, inclusive, hábitos alimentares dos equinos com grande grau de precisão.

Mas, para isso é necessário um conhecimento prévio do cronograma dessas mudanças. E, principalmente identificar tais transformações sem confundir com desgastes causados por problemas dentários ou uma alimentação mais firme. Continue lendo esse artigo e saiba como identificar a idade dos cavalos pelos dentes!

Principais estruturas dos dentes do cavalo

Cada dente equino é composto por duas partes visíveis interna e externamente. A parte interna é chamada de raiz, e a parte externa é a coroa. Existe ainda a zona estreita de separação entre a coroa e a raiz, que é chamada de colo do dente.

Já a cavidade pulpar fica no interior da arcada e a forma se assemelha com a do próprio dente. As raízes terminam com um orifício denominado apex, que é por onde os vasos e os nervos passam.

Os principais constituintes do dente são: esmalte, a dentina e a polpa. O esmalte é um componente mineralizado, caracterizado por formar uma camada fina sobre o dente. A dentina também é considerada um componente mineralizado e é encontrada sob o esmalte, constituindo a maior parte do dente. Por fim, a polpa fica na cavidade pulpar.

O conjunto de estruturas que são responsáveis pela fixação dos dentes é chamado de periodonto. Esse conjunto inclui o cemento, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Como identificar a idade dos cavalos pelos dentes?

Depois de conhecer  como é a composição dos dentes dos cavalos, vamos entender como utilizá-los para identificar a sua idade.

Antes de mais nada, para utilizar a técnica de reconhecimento de arcadas dentárias, é necessário o conhecimento sobre as especificações de numeração de dentes em cada animal. Deve-se levar em conta que que machos adultos apresentam 40 dentes, enquanto fêmeas adultas possuem apenas 36, devido à ausência, na maioria dos casos, dos caninos. Além disso, os potros, independente do sexo, apresentam 24 dentes em uma arcada completa.

A identificação da idade dos cavalos pelos dentes é feita levando em conta características gerais da arcada dentária. A seguir, explicamos brevemente algumas delas

  • cor dos dentes do cavalo: ao nascer o equino possui dentes de leite brancos, mas a medida que a idade aumenta, os dentes permanentes passam a ter coloração amarelada. Depois dos 20 anos, os cavalos já começam a apresentar dentes marrons;
  • formato da superfície de mastigação: os dentes de leite são ovais, os adultos possuem dentes circulares e os idosos possuem dentes triangulares, devido ao desgaste;
  • alinhamento: os cavalos jovens possuem a dentição em uma linha vertical. Após os cinco anos de idade, os dentes começam a se inclinar e se encontram em um ângulo. Já nos animais mais velhos, com 20 anos ou mais, esse ângulo de inclinação é mais agudo;
  • número de dentes: cada animal possui 6 dentes incisivos e 6 no maxilar, 2 dentes pinças, 6 superiores e 6 inferiores e alguns dentes médios e cantos, dependendo do sexo ou idade;
  • sulco de Galvane: entre os 10 e os 25 a 30 anos de idade, o cavalo apresenta uma marca marrom na linha da gengiva, no centro do incisivo. Essa marca chega a metade dos dentes com aproximadamente 15 anos.

Além dessas transformações listadas, outra mudança muito importante também é a aparição da “cauda de andorinha”, um crescimento aumentado deixando as mesas dentárias dos cantos superiores sem sobreposição da arcada inferior, que aparece em torno dos sete anos de idade.

Esses dados  obtidos a partir dos dentes podem ser cruzadas com a aparência geral do animal, assim como a estimativa de vida dada pelo proprietário.

Portanto, saber identificar a idade dos cavalos pelos dentes requer atenção e conhecimento a vários detalhes. E você, quer aprender a avaliar a idade do cavalo e as características da pelagem? Confira essa dica:

Related posts

CFMV e Abo3vet debatem regulamentação da ozonioterapia como tratamento complementar

Mario

Controle da dor em equinos: O que é e quais as formas de tratamento.

Mario

Broca nos cascos em equinos: Quais as causas e como resolver o problema?

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais