fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Equinos e Muares

Dentes de cavalos: a importância da saúde bucal desses animais

A saúde começa pela boca! Essa antiga frase popular nunca foi tão verdadeira e obedecida como nos últimos anos, em virtude do crescimento da conscientização sobre a importância dos cuidados bucais dos animais, principalmente com os dentes de cavalos. Isso porque, com o avanço da medicina veterinária, foi possível comprovar que grande parte das doenças sofridas por estes animais possuem relação direta com sua saúde bucal.

Alguns exemplos são bem claros em sua relação com as condições dos dentes nos equinos. Entre eles podemos listar: as cólicas, em virtude da má trituração dos alimentos; o baixo desempenho em competições, por conta de dores nos dentes; e, é claro, a perda de peso, por dificuldades de alimentação.

Diante disso, proprietários destes animais incluíram em suas rotinas as consultas periódicas ao veterinário especializado em odontologia equina, com o intuito de garantir ao animal melhor tratamento e cuidado possível. Dessa maneira, a prática odontológica se desenvolveu de forma considerável nos últimos anos, comprovando a sua relevância, sendo atualmente uma das especialidades mais procuradas no mercado.

A importância dos cuidados com os dentes de cavalos

Além de representar uma área de grande demanda para o profissional veterinário, os cuidados com os dentes de cavalos precisam ser compreendidos também pelos responsáveis na rotina desse animal. Dessa forma, é possível compreender a importância da odontologia equina e da realização desse tipo de consulta na rotina médica desses animais.

Como pontuamos, a saúde bucal dos equinos interfere diretamente na saúde geral desses animais. Assim, além de problemas mais tradicionais, como dores dentárias, as questões odontológicas podem apresentar riscos sérios aos cavalos. Alguns problemas que podem ser originados em questões bucais nos equinos são:

  • Perda de peso;
  • Comportamento agressivo;
  • Cólicas e problemas de digestão;
  • Perda no desempenho de funções.

Desse modo, fica claro como o acompanhamento odontológico é imprescindível, principalmente em plantéis de melhoramento e equinos atletas. Logo, os cuidados com os dentes equinos demandam atenção dos responsáveis de rotina, já que estes devem estar atentos aos sinais de possíveis problemas. Por isso, sua importância fica evidente tanto para os criadores e responsáveis como para veterinários. Uma vez que, com essa nova exigência de cuidado, os profissionais devem buscar se especializar ainda mais no trato de equinos.

Sinais para reconhecer problemas com os dentes de cavalos

Agora que a importância dos cuidados com dentes de cavalos ficou mais clara, é essencial, também, conhecer quais os principais sinais de problemas odontológicos em equinos. Assim, os responsáveis no trato cotidiano serão capazes de repassar as informações ao veterinário, auxiliando no diagnóstico. Isso, além de permitir que o tratamento seja solicitado de forma mais rápida, evitando maiores prejuízos à saúde dos animais.

Com isso em mente, os principais sinais de problemas dentários em equinos são:

  • Perda de peso;
  • Salivação excessiva;
  • Sensibilidade na região da bochecha;
  • Dificuldade de mastigação ou de engolir;
  • Queda ou limitações de performance;
  • Resistência com o comando pela embocadura;
  • Fezes com grandes fragmentos de alimentos;
  • Morder, mastigar ou reagir contra a embocadura.

Dessa forma, os responsáveis no manejo desses animais devem estar atentos a esses indícios e comportamentos para que o veterinário seja acionado e problema selecionado antes que o cavalo desenvolva um problema digestivo, por exemplo.

Por fim, cabe ao profissional veterinário estar pronto e apto para atender às demandas com os cuidados dos equinos, garantindo um diagnóstico mais preciso e um tratamento eficiente. Logo, é essencial que o veterinário conquiste a experiência necessária para atuar de forma efetiva nesse mercado.

Se você sonha em trabalhar com cavalos, e quer oferecer o melhor atendimento veterinário aos seus pacientes, clique no banner abaixo e saiba como se aprimorar na odontologia equina

Fontes: CPT Cursos Presenciais e Compre Rural

Related posts

Trabalho descreve nova doença neuromuscular em equino

Revista Attalea Agronegócios

Evento da ABQM gera impacto de R$ 10 milhões na economia de Londrina (PR)

Revista Attalea Agronegócios

42º Campeonato Nacional ABQM bate recordes e supera todas as expectativas

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário