Equinos e Muares

Instituto Biológico (APTA-SP) passa a oferecer diagnóstico de anemia infecciosa equina

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), passa a oferecer mais um tipo de diagnóstico ao criador de cavalos: o exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE). Com isso, o Laboratório de Bacteriologia Geral do IB está habilitado a realizar todos os diagnósticos obrigatórios para o trânsito estadual e interestadual de cavalos, que é composto pelo exame de Anemia Infecciosa Equina e Mormo.

De acordo com a pesquisadora do IB, Alessandra Nassar, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) concedeu a extensão do escopo do laboratório do Instituto para diagnóstico da Anemia Infecciosa em 18 de junho. O Instituto está autorizado a realizar o diagnóstico pelas técnicas ELISA e imuno difusão em gel de Ágar.O laboratório é ainda acreditado pela norma internacional ISO 17025, do Inmetro, relacionada à qualidade.

“A Anemia Infecciosa Equina é uma doença viral causada por um lentivírus pertencente à família Retroviridae. É transmitida por insetos hematófagos como as Moscas-dos-Estábulos (Stomoxys calcitrans) ou pela Mosca-dos-Cavalos (Tabanus sp). A transmissão também pode ocorrer por compartilhamento de agulhas, seringas, esporas, arreios ou outros utensílios contaminados com sangue de animal infectado. Para o trânsito desses animais, o criador precisa do diagnóstico negativo”, explica Alessandra.

Segundo a pesquisadora, nem todos os cavalos contaminados com o vírus da anemia infecciosa são sintomáticos. Os sintomas podem ser: apatia, febre, anemia, inchaço de membros, hemorragias e/ou petéquias, baixo rendimento no esporte e diminuição do apetite. “A maioria dos animais são assintomáticos, portadores da doença, e que vão disseminar o vírus para os outros animais, daí a importância da realização dos exames diagnósticos. Caso seja identificado que o cavalo está contaminado, ele precisa ser isolado e posteriormente sacrificado. Não há tratamento para a doença, que é considerada fatal” afirma.

SERVIÇO

Os interessados em realizar exames diagnósticos de anemia infecciosa equina e mormo podem entrar em contato com o Instituto pelo telefone (11) 5087-1772 e o e-mail triagemanimal@biologico.sp.gov.br

Mais informações: http://www.biologico.sp.gov.br/page/produtos-e-servicos/exames/exames-area-de-sanidade-animal

Related posts

Bambeira Equina: Conheça a doença

Mario

98% do maior complexo esportivo equestre da América Latina já está concluído

Mario

[Claudia Ceola] – A importância da alimentação no desempenho do cavalo atleta

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais