fbpx
Revista Attalea Agronegócios
HortiFruti

Banana: fungo selecionado pelo IB controla Broca-da-Banana, principal praga da cultura.

Os produtores de banana de São Paulo e de todo o Brasil contam com fungo selecionado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), para o controle biológico de uma importante praga da cultura: a Broca-da-Banana (Cosmopolites sordidus). O fungo selecionado pelo IB, chamado de Beauveria bassiana, é inimigo natural da praga, por isso, realiza o controle sem a necessidade de o produtor aplicar produtos químicos.

De acordo com o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Antonio Batista Filho, a Broca-da-Banana é uma das principais pragas da cultura, responsável pela redução de 30% da produtividade da planta.

“O IB selecionou o fungo Beauveria bassiana para o controle dessa praga. A cepa IBCB66 é utilizada por produtores de todo o País, inclusive em produções orgânicas”, afirma Batista Filho, que é pesquisador do IB há 37 anos e sempre atuou em controle biológico.

Segundo Batista Filho, as primeiras manifestações de ataque da broca se caracterizam, externamente, pelo amarelecimento das folhas e a redução do tamanho dos cachos de banana.

Larva da Broca-da-Banana (Cosmopolites sordidus)

“O dano direto é causado pela larva que penetra e bloqueia o rizoma da planta, construindo galerias em todas as direções. Essas galerias propiciam a entrada de microrganismos patogênicos, como o Fusarium oxysporum f. cubense, responsável pela doença conhecida como Mal-do-Panamá. É comum a queda de plantas em áreas muito atacadas”, conta.

Ao todo, 85 biofábricas do Brasil produzem a cepa IBCB66 para controle biológico na banana. O fungo selecionado pelo Instituto Biológico é utilizado em 5 mil hectares da fruta no Brasil.

Dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), de 2019, mostram que a banana ocupou a 11ª posição no ranking de valor da produção, com R$ 1,567 bilhão (+15,5% em relação a 2018). A produção foi de 1.079.698,59 t (+4,61%). Ela é a segunda fruta mais bem colocada no ranking, atrás apenas da laranja para a indústria. A região de Registro (SP) respondeu por 67% da produção. Para 2020, os dados sinalizam aumento de área (+1,4%) e produção (+1,9%) da fruta em São Paulo.

Adultos da Broca-da-Banan (Cosmopolites sordidus)

Controle Biológico

O controle biológico consiste no uso de inimigos naturais para diminuir a população de uma praga. Resumidamente, pode ser definido como natureza controlando natureza. Os agentes de controle biológico agem em um alvo específico, não deixam resíduos nos alimentos, são seguros para o trabalhador rural, protegem a biodiversidade e preservam os polinizadores.

O IB é referência no Brasil e no mundo em controle biológico e tem forte atuação junto ao setor produtivo tendo orientado a criação e manutenção das biofábricas, que desenvolvem esses produtos biológicos para serem aplicados nas lavouras. Ao todo, mais de 80 biofábricas de todo o Brasil recebe orientação dos pesquisadores do IB. Em 2019, o Instituto assinou 23 contratos para transferência de tecnologia a essas empresas, localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.

O Instituto mantém o Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico (Probio), que reúne as tecnologias e serviços prestados no Instituto, principalmente para as culturas da cana-de-açúcar, soja, banana, seringueira, flores, morango, feijão e hortaliças. 

E-Books Gratuitos

A Revista Attalea Digital contribui com a difusão da informação técnica, propiciando o download de publicações sobre este tema.

1º) – BOLETIM DE PESQUISA nº 68 – EMBRAPA

2º) – SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DE SP

3º) – Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável

Related posts

Pesquisadora do IAC esclarece como o clima influencia na qualidade do azeite: do plantio à extração

Revista Attalea Agronegócios

UNEMAT realiza II Simpósio de Horticultura de Mato Grosso

Revista Attalea Agronegócios

Início das chuvas requer cuidados na cultura do limão

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário