Image default
Equinos e Muares

ABQM: Começam os investimentos no Recinto “Clibas de Almeida Prado”

Siran e ABQM assinam contrato de 10 anos; entre os compromissos firmados com a parceria, estão a construção de três arenas cobertas, multiusos, e a realização de três eventos anuais.

A entrega formal do contrato de 10 anos firmado entre o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) aconteceu nesta segunda-feira, dia 4, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. As entidades realizaram um café da manhã, onde receberam autoridades, criadores e a imprensa para dar detalhes sobre as próximas etapas da ampliação do recinto.

Fábio Brancato, presidente do Siran descreveu como foi  a trajetória do sindicato para chegar à concretização da parceria. Ele salientou que a assinatura é um marco para Araçatuba e região, resultado de anos de luta da diretoria do sindicato, representantes do agronegócio e empenho do atual prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.

“Tudo começou através da doação da área do recinto, que era do Governo do Estado, para a Prefeitura de Araçatuba. Depois disso, houve a aprovação de uma lei municipal que deu a concessão de 20 anos, renovável por mais 20 anos, ao Siran, e que nos permitiu ir atrás de alguns investidores. Um deles foi a ABQM, onde firmamos a parceria de 10 anos. O objetivo é construir três arenas cobertas, de 6 mil m² cada, totalizando 18 mil m². Nessas arenas serão realizados eventos pela associação, mas também utilizaremos estes espaços durante todo o ano”, disse Brancato, que também afirmou já haver interesse de outras associações e grupo de competidores, pelo uso do espaço.

Ricardo Pulzatto, presidente do Conselho Administrativo da ABQM, destacou a satisfação da associação em escolher Araçatuba. “Estamos muito honrados e entusiasmados com essa parceria e tenho certeza que será de sucesso. Já há um tempo, a ABQM procurava uma cidade para fazer uma parceria e Araçatuba sempre era lembrada, devido ao tamanho de seu parque de exposições. Foi um namoro de três anos, onde conseguimos chegar a um denominador e fazer firmar essa parceria, que será muito importante para ABQM e para a região. Além do tamanho do parque, outro ponto favorável foi o resultado de uma pesquisa que fizemos onde detectamos que a localização abrange uma quantidade muito grande de competidores e a aptidão da região, voltada para o agronegócio. Gostaria de dar parabéns ao Siran pelo recinto, pelo empenho de sua diretoria, que foi muito grande”, disse Pulzatto.

Os representantes das entidades também destacaram o empenho, em especial, de três criadores, que não mediram esforços para a vinda dos eventos, durante os três anos de pesquisas e busca de conhecimento sobre a região de Araçatuba. Foram eles: José Macário Perez Pria, Jamil Buchalla Filho e Francisco Afonso.

“A infraestrutura de Araçatuba, com aeroporto, hotelaria, rodovia, entre outros, favoreceu a vinda da ABQM e a cidade se tornará uma vitrine para o Brasil todo, onde receberá, nesses eventos, empresários de vários segmentos. Tenho uma esperança muito grande que vamos despertar o interesse de outros investimentos, acredito muito no compromisso que a ABQM tem com seu segmento e associados e do Siran, com essa assinatura. Eu sei que será uma parceria duradoura, com belos resultados”, disse o prefeito Dilador Borges. Ele também agradeceu o empenho dos representantes do Siran, que estiveram presentes na assinatura da doação da área que constitui o recinto ao município, feita pelo governador Geraldo Alckmin, o Fábio Brancato, Marco Antônio Viol, José Antônio Ribeiro e Arnaldo do Santos Vieira Filho.

Os três campeonatos equestres previstos para acontecer na cidade devem mobilizar todos os setores e região. Usando de referência os eventos que já eram realizados em Avaré e Londrina, a expectativa é de movimentar de R$10 milhões a R$12 milhões, por evento, e ter a vinda de pelo menos 2.500 cavalos, 700 trailers e de nove a 10 mil pessoas por dia, com portões do recinto abertos à visitação do público. Os três eventos são: o Congresso (em abril), Campeonato Nacional (julho) e Potro do Futuro e Copa dos Campeões (outubro).

Neste ano, o primeiro evento em Araçatuba (SP) deve acontecer em julho. A empresa responsável pela construção das arenas será a Lifer Metal, de Brotas (SP), os arquitetos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto são: Amaury Vieira Junior e Marcelo Soubhia. As obras começaram no dia 5 de fevereiro.

FONTE – Micheli Amorim – FACILITA CONTEÚDO
atendimento@facilitaconteudo.com.br

Related posts

Premix anuncia Gabriela Pombo como nova coordenadora de Equinos

carlos

98% do maior complexo esportivo equestre da América Latina já está concluído

Mario

Cresce número de inscrições de Laço no Congresso Brasileiro da ABQM

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais