Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Equinos e Muares

ABQM: Começam os investimentos no Recinto “Clibas de Almeida Prado”

Siran e ABQM assinam contrato de 10 anos; entre os compromissos firmados com a parceria, estão a construção de três arenas cobertas, multiusos, e a realização de três eventos anuais.

A entrega formal do contrato de 10 anos firmado entre o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) aconteceu nesta segunda-feira, dia 4, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. As entidades realizaram um café da manhã, onde receberam autoridades, criadores e a imprensa para dar detalhes sobre as próximas etapas da ampliação do recinto.

Fábio Brancato, presidente do Siran descreveu como foi  a trajetória do sindicato para chegar à concretização da parceria. Ele salientou que a assinatura é um marco para Araçatuba e região, resultado de anos de luta da diretoria do sindicato, representantes do agronegócio e empenho do atual prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.

“Tudo começou através da doação da área do recinto, que era do Governo do Estado, para a Prefeitura de Araçatuba. Depois disso, houve a aprovação de uma lei municipal que deu a concessão de 20 anos, renovável por mais 20 anos, ao Siran, e que nos permitiu ir atrás de alguns investidores. Um deles foi a ABQM, onde firmamos a parceria de 10 anos. O objetivo é construir três arenas cobertas, de 6 mil m² cada, totalizando 18 mil m². Nessas arenas serão realizados eventos pela associação, mas também utilizaremos estes espaços durante todo o ano”, disse Brancato, que também afirmou já haver interesse de outras associações e grupo de competidores, pelo uso do espaço.

Ricardo Pulzatto, presidente do Conselho Administrativo da ABQM, destacou a satisfação da associação em escolher Araçatuba. “Estamos muito honrados e entusiasmados com essa parceria e tenho certeza que será de sucesso. Já há um tempo, a ABQM procurava uma cidade para fazer uma parceria e Araçatuba sempre era lembrada, devido ao tamanho de seu parque de exposições. Foi um namoro de três anos, onde conseguimos chegar a um denominador e fazer firmar essa parceria, que será muito importante para ABQM e para a região. Além do tamanho do parque, outro ponto favorável foi o resultado de uma pesquisa que fizemos onde detectamos que a localização abrange uma quantidade muito grande de competidores e a aptidão da região, voltada para o agronegócio. Gostaria de dar parabéns ao Siran pelo recinto, pelo empenho de sua diretoria, que foi muito grande”, disse Pulzatto.

Os representantes das entidades também destacaram o empenho, em especial, de três criadores, que não mediram esforços para a vinda dos eventos, durante os três anos de pesquisas e busca de conhecimento sobre a região de Araçatuba. Foram eles: José Macário Perez Pria, Jamil Buchalla Filho e Francisco Afonso.

“A infraestrutura de Araçatuba, com aeroporto, hotelaria, rodovia, entre outros, favoreceu a vinda da ABQM e a cidade se tornará uma vitrine para o Brasil todo, onde receberá, nesses eventos, empresários de vários segmentos. Tenho uma esperança muito grande que vamos despertar o interesse de outros investimentos, acredito muito no compromisso que a ABQM tem com seu segmento e associados e do Siran, com essa assinatura. Eu sei que será uma parceria duradoura, com belos resultados”, disse o prefeito Dilador Borges. Ele também agradeceu o empenho dos representantes do Siran, que estiveram presentes na assinatura da doação da área que constitui o recinto ao município, feita pelo governador Geraldo Alckmin, o Fábio Brancato, Marco Antônio Viol, José Antônio Ribeiro e Arnaldo do Santos Vieira Filho.

Os três campeonatos equestres previstos para acontecer na cidade devem mobilizar todos os setores e região. Usando de referência os eventos que já eram realizados em Avaré e Londrina, a expectativa é de movimentar de R$10 milhões a R$12 milhões, por evento, e ter a vinda de pelo menos 2.500 cavalos, 700 trailers e de nove a 10 mil pessoas por dia, com portões do recinto abertos à visitação do público. Os três eventos são: o Congresso (em abril), Campeonato Nacional (julho) e Potro do Futuro e Copa dos Campeões (outubro).

Neste ano, o primeiro evento em Araçatuba (SP) deve acontecer em julho. A empresa responsável pela construção das arenas será a Lifer Metal, de Brotas (SP), os arquitetos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto são: Amaury Vieira Junior e Marcelo Soubhia. As obras começaram no dia 5 de fevereiro.

FONTE – Micheli Amorim – FACILITA CONTEÚDO
atendimento@facilitaconteudo.com.br

Related posts

Mangalarga Marchador elege diretoria para gestão 2019/2021

Revista Attalea Agronegócios

Controle da dor em equinos: O que é e quais as formas de tratamento.

Cresce número de inscrições de Laço no Congresso Brasileiro da ABQM

Deixe um comentário