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8º Congresso ANDAV: Segundo dia destaca Pesquisa Anual da Distribuição de Insumos

E, na área de exposição, são mais de 50 lançamentos em produtos e serviços. Cresce a demanda por produtos de biotecnologia

A plateia lotada do VIII Congresso ANDAV acompanhou a apresentação da 3ª Pesquisa Nacional da Distribuição, com os dados coletados em 2017. Fernando Turco, diretor da ANDAV, disponibilizou os números que traduzem a força do distribuidor agropecuário brasileiro e fez, no início de sua apresentação, um pedido contundente: “Temos que defender o setor agro e reiterar sempre que somos responsáveis pela segurança alimentar das pessoas”.

A pesquisa, com supervisão da Kleffmann Group, teve participação de 60% dos associados ANDAV, sendo que 84% dos respondentes eram diretores das empresas, o faturamento no ano passado dessas empresas foi de R$ 104 bilhões. Números apontados afirmaram que 59% das revendas no Brasil possuem filiais, 12% das empresas fazem parte de algum grupo econômico e 66% das empresas realizam projetos ambientais e/ou sociais. Além disso, 83% das empresas possuem armazéns próprios, 58% realizam Barter, que representa, em média, 28% do faturamento. E mais:  ao todo, 89% das empresas que realizam Barter possuem armazenamento de grãos. 53% delas pensam em abrir novas filiais, 85% têm plano de investir na empresa e 78% estão abertas a propostas de investimentos externos.

Fernando Turco, diretor da ANDAV, durante a apresentação da 3ª Pesquisa Nacional da Distribuição. – ©2018 Albert Caballe Marimon

Área de exposição aponta tendências para o futuro

Com sucesso de público nos dois pavilhões que contam com 85 marcas expositoras, mais de 50 lançamentos de produtos foram realizados. Na visão de Carlos Eduardo Dalto, especialista em educação corporativa com ênfase no agro, um dos principais destaques das empresas nesta edição do evento é o crescimento da utilização da biotecnologia, com o desenvolvimento de produtos defensivos menos nocivos à saúde e fertilizantes biológicos mais ecológicos. “É uma demanda da própria sociedade”, avalia.

É o caso da Superbac, empresa brasileira que no próximo ano transfere para o Brasil seu conceito de biofábrica. “Nossa demanda por fertilizantes biotecnológicos cresce na ordem de 40% ao ano, o que demonstra que o produtor está aderindo a novas tecnologias”, explica Júnior Salvalagio, diretor comercial. Já a Alltech Crop Science, pela primeira vez no evento, teve um crescimento de 30% ao ano e, em 2017, triplicou a sua produção de fertilizantes com a nova fábrica. “As soluções naturais auxiliam no uso racional de defensivos e contribuem para o fornecimento de alimentos mais saudáveis”, diz Leonardo Porpino Alves, gerente técnico da empresa. Empresas como Ihara e Biovalens (Grupo Vittia), também foram apontadas por Eduardo Dalto pelo portfólio de inovações em biotecnologia.

Inovações e casos de não-consolidação

Foi destaque no segundo dia do Fórum do VIII Congresso ANDAV o tema startups aplicáveis na distribuição. Guilherme Lago, da Raízen comandou a palestra e trouxe ao público a expertise do Pulse Hub de Inovação, que promove as novas tecnologias. “Convido as empresas a trazerem novidades e conhecerem as soluções e ferramentas disponíveis”, disse. Na sequência, Fernando Mesquita, membro do Conselho de Administração do Grupo O Estado de S. Paulo, da quarta geração da família gestora do grupo, contou como sobreviver sem entrar na “onda” da consolidação. “Toda empresa precisa inovar sempre. E criar um legado moral e financeiro”, sugeriu. Outro caso apresentado foi o da Renova, uma empresa que também aposta na não-consolidação. Seu diretor, Fernando Cunha, mostrou para a plateia seus desafios e a grande oportunidade que possui de crescer no mercado com sua experiência no ramo de segurança viária e sinalização nas rodovias. “Decidimos ter a ousadia de seguir desta forma e acreditamos que podemos crescer muito mais”, comentou.

O entusiasmo do coach trainner Ricardo Ventura contagiou toda plateia na primeira palestra da tarde. Afinal, o tema que levou para o público foi motivação, objetivo que cumpriu durante os sessenta minutos em que esteve no palco. Entender, seduzir e atacar o cliente faz parte da técnica de Ventura. “Vocês sabem o que é Rapport? É uma palavra francesa que significa estar em sintonia com a pessoa, estar em empatia. Assim vocês precisam estar com os clientes”, ensinou.

Na sequência, três referências da distribuição foram chamadas para falar de boas práticas de gestão dos distribuidores. Luis Fernando Gastaldi, da ANDAV Paraná contou como seu Estado conseguiu se unir por meio da ANDAV. Alberto Yoshida, sócio da Yoshida & Hirata, também contou sua experiência relacionada à gestão. E, na sequência, Oswaldo Abud Rocha Filho, presidente da AgriRede, mostrou o modelo de gestão eficiente com a criação de uma central de negócios que reúne distribuidores agrícolas em busca de competitividade.

Para fechar o segundo dia do Congresso, Bernardo de Souza Madeira, especialista em blockchain, apontou a chegada da tecnologia em operações dos distribuidores. Certificado na plataforma, apontou como começar um projeto, o que são contratos inteligentes, soluções e modelos de implementação, além de benefícios da tecnologia para o negócio. “Como esta tecnologia possui alta flexibilidade, está sendo utilizada não somente para ativos financeiros, mas, no caso do agronegócio, para se tornar uma alternativa viável de negociação entre produtores, empresas e outros players do ecossistema”, disse Madeira.

A programação completa de amanhã está disponível no site www.congressoandav.com.br.

 

Serviço:

VIII Congresso ANDAV – Fórum & Exposição

Data: 13 a 15 de agosto de 2018.

Horário da Exposição: Dia 13, das 8h às 20h; Dia 14, das 8h às 20h; Dia 15, das 8h às 17h.

Horário do Fórum: Dia 13, das 13h30 às 18h30; Dia 14, das 8h às 18h30; Dia 15, das 9h às 12h30.

Horário do EDUCANDAV: Dias 13, 14 e 15 das 9h às 17h.

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo-SP.

Mais informações: www.congressoandav.com.br

 

Fonte: Maiko Magalhães – NEWSLINK

maiko.magalhaes@mxpcomunicacao.com 

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