HortiFruti

Batata 2021: O que esperar da safra deste ano?

Com o mercado em alta, produtores analisam os desafios e oportunidades para planejar plantio, que deve começar em março.

 

A estimativa de safra de batata para 2021 prospecta um aumento de 3,5%, de acordo com o Anuário 2020/2021 da Revista Hortifrúti Brasil. Apesar disso, há uma previsão de recuo de área plantada, por conta dos problemas de produção decorrentes da pandemia da Covid-19.

Desde 2006, o agricultor Manoel Polato produz batatas das variedades “Asterix” e “Ágata”, em uma área de 25 hectares, colhendo entre 600 a 800 sacas por hectare. Ele considera a atividade uma cultura de risco. Por isso, em 2021, vai manter um manejo padrão para favorecer a produtividade para comercialização in natura: “O mercado é instável e o cultivo é delicado. Por isso, tenho pivô central para garantir a água na quantidade certa, faço análise de solo e tenho suporte de especialistas para planejar meu plantio”, relata o produtor.

Há mais de 40 anos, Vladmir Varaldo produz batatas “Asterix”, “Ágata” e “Orquestra”, em 70 hectares em sociedade com outro produtor da região, obtendo uma produtividade média de 700 sacas por hectare. Embora sua produção seja destinada ao mercado in natura, o produtor enxerga possibilidades na batata para a indústria, usada na fabricação de produtos como batata pré-frita, farinhas e amidos. Esse mercado registrou um salto em 2020, visto a demanda de preparos durante o isolamento social.

“A batata está com bom preço, mas estamos mantendo nosso nível de produtividade por não conseguirmos prever o mercado a médio prazo. Não temos uma receita de bolo no manejo, mas acompanhamos a demanda da terra”, afirma o Varaldo. Ele destaca ainda, que a irrigação da lavoura também é um ponto importante que garante a produtividade no clima mais quente do interior de São Paulo.

Com colheita prevista para o final do inverno, os produtores da região de Porto Ferreira (SP), seguem sua missão de fornecer alimentos de qualidade para a população de todo o país. E a Coopercitrus está sempre pronta a oferecer soluções integradas, com tecnologia, serviços e informações, para contribuir com a alta produtividade e garantir resultados sustentáveis.

A Coopercitrus oferece uma completa linha de produtos para o cultivo de hortifrúti, entre insumos, fertilizantes, irrigação, ferramentas, entre outros, além de serviços de tecnologia e suporte técnico prestado por uma equipe de especialistas.

Sobre a Coopercitrus
Fundada em 1976 em Bebedouro, SP, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com mais de 37 mil cooperados e mais de 60 unidades de negócios em municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, fertilizantes, sementes, ração animal, produtos veterinários, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária, além de suporte técnico, serviços de tecnologia agrícola e soluções de agricultura de precisão.
Conta com concessionárias de máquinas agrícolas, silos de armazenamento de grãos e café, fábrica de ração animal, shoppings rurais, postos de combustível e lojas de conveniência. Tem como propósito oferecer ao produtor rural não só produtos e serviços agrícolas, mas também levar ao campo conhecimento para uma gestão cada vez mais sustentável.
FONTE: Juliana Iha – COOPERCITRUS
(17) 3344-3060

Related posts

Chegam ao mercado 26 novas hortaliças com genética de alta performance para cultivo em clima tropical

Mario

Safra de laranja 2020/21 do cinturão citrícola de SP e MG é reestimada em 286,72 milhões de caixas

Mario

INPI aprova Indicação Geográfica para a Região de São Gotardo

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais