No dia 08/10, durante o 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em São Paulo, o Sistema CNA/Senar promoveu a Rodada Internacional de Negócios, um encontro entre exportadores de alimentos e produtoras de cafés especiais e frutas.
A iniciativa, segundo Thiago Masson, assessor de Relações Internacionais da CNA, faz parte de um conjunto de ações da Confederação com foco na geração de novos canais de comercialização para pequenos e médios produtores. “A rodada foi uma forma de valorizar o trabalho de mulheres que lideram as cadeias produtivas da fruticultura e da cafeicultura. Apoiamos produtoras que fizeram a lição de casa dentro da porteira e que buscam suporte para se inserirem no mercado internacional”, disse.
A cafeicultura Márcia Bichara, do Sítio Cafezal em Flor, Monte Alegre do Sul (SP), participou do encontro e disse que foi uma chance de encontrar compradores para seu produto. “Eu já tenho mercado aqui no Brasil, mas sei que no exterior vou encontrar melhores compradores. Mesmo sendo pequena produtora, sei que tenho estrutura para aumentar a produção de cafés especiais e me adequar de acordo com a demanda”, explica.
Para a representante da exportadora KBZ Brazil, Luana Frimm Kriegr, a rodada foi importante para conhecer a história por trás dos cafés e o cuidado que as produtoras têm com o grão e a embalagem do produto. “Acredito que muitas empresas já estão prontas para exportar e outras só precisam se adequar às exigências dos importadores. Esse encontro tem um grande peso, porque facilita na hora de encontrar o produto ideal”, relata.
A rodada buscou conectar as empresas que querem exatamente o tipo de produto que as produtoras oferecem. Sobre essa oferta e demanda, Ana Cristina Lopes, sócia da Liser Comércio e Representação, afirma que o mercado internacional está aberto para produtos brasileiros: “principalmente os diferenciados, de valor agregado e produzidos com responsabilidade social”.
FONTE: Notícias AGRIPOINT