Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café EVENTOS - DESTAQUES

SIC 2018 – Semana Internacional do Café: Café é destaque durante grande evento em Belo Horizonte (MG)

Semana Internacional do Café irá sediar, em novembro, diversas atividades internacionais com a participação de mais de 60 países e milhares de visitantes

Principal evento nacional da cadeia produtiva do café, a Semana Internacional do Café conta com extensa programação de cursos, competições, seminários e palestras, além da maior feira do setor. Será de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte. Destaque é a ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo. Por três dias, produtores, torrefadores, baristas, especialistas e consumidores conhecerão as novidades do mercado na maior feira brasileira do setor, que chega à sua 13ª edição, e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, no concurso Coffee of the Year Brasil.

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Conheça alguns dos destaques da Semana Internacional do Café 2018:

– Exposição de produtos – Brasil Café Expo

A plataforma de negócios para o mercado de cafés possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2017, foram 141 empresas expositoras, que atraíram 17 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 35 milhões em negócios iniciados no evento.

– DNA Café 2018
Simpósio com encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores e mediadores.

– Fórum da Cafeicultura Sustentável 2018
Reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.

– 8º Encontro Nacional IWCA Brasil

A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo. A Aliança é formada por representantes de diversos Estados brasileiros que atuam na agroindústria do café como cafeicultoras, empresárias e baristas.– Cafeteria Modelo
Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros, sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.

– Encontro de Produtores do Programa Café+Forte
Encontro promovido pela FAEMG com produtores e técnicos participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.

– Reuniões Educampo Café
O encontro reúne técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo, programa desenvolvido pelo Sebrae. O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.

– Sala de Cupping & Negócios
Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e, então, provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais para a venda direta pelos produtores.

– Coffee of the Year Brasil 2018

Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra. A premiação será anunciada no dia 9 de novembro durante a Semana Internacional do Café.

 – Cursos de Torra (Torra Lab)

Mestres de torra realizam cursos técnicos e práticos sobre como torrar o café e aspectos de gestão de microtorrefações.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae. Reunirá de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Receberá neste ano os mundiais de barista World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Patrocinadores

A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

SERVIÇO

Semana Internacional do Café 2018

De 7 a 9 de novembro, das 11h às 20h

Expominas, Belo Horizonte (MG)

Facebook e Twitter: @semanadocafe

Instagram @semanainternacionaldocafe

www.semanainternacionaldocafe.com.br

Powered by Rock Convert

Related posts

25ª HORTITEC: Rivulis lança Mana Irrigation, monitoramento de lavoura por satélite

Revista Attalea Agronegócios

Maior evento mundial de sustentabilidade do Café será realizado este ano no Brasil

Conheça os atrativos da Rota Verde do Café, no interior do Ceará.

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário