Café

Manuseio e técnicas corretas aumentam lucro dos produtores de café no Espírito Santo

Os resultados incluem mais produtividade e economia na lavoura.

Muitos agricultores reclamam que o preço do café está baixo, mas não adotam medidas para mudar a forma de produzir, aperfeiçoar a qualidade e aumentar a valorização do grão. Com algumas ações e o manejo correto da irrigação e da fertirrigação, é possível aumentar o lucro do produtor.

De acordo com o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), para a produtividade de 120 sacos/ha, o custo de energia e de adubação pode chegar a 30% do total de produção do café. Segundo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, o manejo correto pode reduzir os gastos em até 50%.

O assunto foi abordado na Feira de Agronegócios da Cooabriel, realizada entre os últimos dias 8 e 10. Como exemplo de caso de sucesso, o diretor da Hydra Irrigações cita os irmãos Jerri Merlo Bianchi e Zandonaide Merlo Bianchi, pequenos produtores do município de Governador Lindenberg.

“Nesta fazenda, foram produzidos 105 sacos/ha numa área de 2,5 ha. O café estava com 30 meses de idade quando foi colhido e a economia de fertilizantes foi na ordem de 50% do planejado inicialmente. Um resultado excelente, que é reflexo de um manejo bem orientado”, afirma Torezani.

Técnica

Para que um sistema de irrigação alcance os melhores resultados, é preciso cumprir uma série de etapas. Desde a escolha da tecnologia mais adequada para o tipo de agronegócio até o manuseio correto na aplicação da água durante o plantio. Do contrário, o produtor rural corre o risco de ver a lavoura não alcançar os resultados esperados.

Para evitar esse problema, a ajuda de especialistas torna-se fundamental, tanto na instalação quanto no acompanhamento da utilização dos equipamentos para os diferentes tipos de irrigação, seja por gotejamento, microaspersão ou aspersão.

Orientação

“Com a evolução das técnicas de irrigação, o produtor rural precisa ser bem orientado. Há detalhes que somente os especialistas naquela tecnologia são capazes de ensinar, de forma a garantir que a ferramenta utilizada alcance o seu melhor desempenho”, explica o engenheiro agrônomo Eduardo de Aragão Santana, que atua no pós-venda da Hydra Irrigações.

Esse serviço consiste na orientação do proprietário e de sua equipe sobre como manejar, dar manutenção e diluir os fertilizantes na água, por exemplo, se o sistema adotado for o de fertirrigação.

Eficiência

“Com as instruções que damos aos produtores, nosso objetivo é dar a maior longevidade possível ao sistema de irrigação instalado, para que não perca as características iniciais e se mantenha eficiente durante todo o tempo de funcionamento”, destaca Eduardo.

O gerente comercial Abel Fonseca ressalta que, com quase 30 anos de experiência no mercado, a Hydra sempre se preocupou em estudar soluções e realizar projetos de irrigação sob medida para os diferentes tipos de agronegócio. Para isso, a empresa procura utilizar o que há de melhor em equipamentos. Compromisso que se estende durante os meses seguintes à instalação.

“Temos o compromisso de atender e de dar suporte agronômico ao cliente após a entrega do equipamento. Basta que ele entre em contato conosco solicitando uma assistência e a nossa equipe o atenderá o mais rápido possível”, afirma Abel Fonseca.

 

FONTE: Jéssica Rodrigues – VERA CASER COMUNICAÇÃO
redacao@veracasercomunicacao.com.br

Related posts

[ATLANTICA COFFEE] – Relatório Semanal 12 Jan 2024

carlos

[Silas Brasileiro] – Balanço Semanal do CNC — 27 a 31/08/2018

Mario

[ATLANTICA COFFEE] – Relatório Semanal 05 Jul 2024

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais