O 14º Encontro Tecnológico do Café será realizado no dia 26 de abril, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) – em São Sebastião do Paraíso (MG), com inscrições gratuitas que serão feitas no local do evento.
Com o início marcado para as 7h30, o encontro traz uma dinâmica de campo composta por sete palestras voltadas, principalmente, para o cultivo do café, além de apresentação de insumos, maquinários e produtos relacionados à cafeicultura.
A palestra ”Situação atual do nematoide de galhas do cafeeiro em Minas Gerais’’ será apresentada pela pesquisadora da EPAMIG, Sônia Salgado, que vai ressaltar a importância do acompanhamento do desenvolvimento e produção das lavouras cafeeiras.
“Em muitos casos o baixo retorno das plantas ao manejo adotado nas lavouras pode estar ligado ao mau desenvolvimento do sistema radicular dos cafeeiros devido ao parasitismo dos nematoides nas raízes. Aliado a isso, existe o risco de disseminação dos nematoides, por meio do solo infestado ou aderido às máquinas e implementos, principalmente nas situações do uso consorciado ou de aluguel, a partir dos muitos focos detectados nas principais áreas cafeeiras em Minas Gerais’’.
O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Cafeicultura da EPAMIG, César Botelho, falará sobre o desempenho das cultivares “MGS-Aranãs” e “MGS-Paraíso 2”. Empresas do setor de química e fertilizantes vão abordar temas como cuidados na preparação da colheita, nutrição, controle do bicho mineiro e produtividade.