Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES

Encontro Nacional Top Managers reúne gestores públicos de todo o país e provoca reflexões

O Encontro Nacional Top Managers, evento que debateu a gestão na administração pública, nos dias 22 e 23 de outubro, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), cumpriu com sucesso o seu propósito. Realizado pelo Grupo Conecta, o encontro reuniu nos dois dias aproximadamente 200 congressistas, entre prefeitos, secretários de todo o país, além de ministros, embaixadores e palestrantes renomados.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo jornalista Alexandre Garcia que trouxe um panorama sobre a situação do país e pediu mais otimismo. “São 8.500 empresas abertas no Brasil por mês e porque essa ciclotimia? Por que essa onda de pessimismo? Deus põe a oportunidade pela porta da frente e a gente joga pela janela do fundo e Deus põe de novo e jogamos fora de novo e de novo. Deus só pode ser brasileiro.  Então, para o pessoal que puxa para baixo, digo, pare de fazer isso. Esse sobe e desce atrapalha! O Brasil vai indo bem, o futuro se aproxima e na hora que a gente vai pegar o futuro, alguém puxa para baixo”.

Alexandre relembra que quando Temer era presidente o Brasil estava caminhando. “Estava indo bem, ia sair a reforma da previdência, o Brasil estava saindo do caos da Dilma e vem o caso Joesley. Agora, o juiz viu que não tinha nenhum crime praticado pelo Temer, mas naquele momento estragou o país. Vamos ver o que está certo e empurrar o país para frente. Nós estamos no mesmo barco. O país somos nós, se o país for mal, nós também iremos mal. Temos que encarar de forma positiva”, enfatiza.

Além da palestra de Alexandre Garcia sobre as perspectivas para o Brasil,  o primeiro dia trouxe temas importantes e oportunos como governança e compliance nas compras públicas, tecnologia e inovação, inteligência artificial, os desafios da agricultura e as potencialidades na relação Brasil e China, todos discutidos por gestores da mais alta competência.

Governança e o Compliance

Um dos assuntos mais em alta e citado por muitos palestrantes foi a governança e o compliance. Isso porque a partir de janeiro de 2020, todas as empresas e instituições que possuem contratos vigentes ou desejam participar dos editais públicos de serviços e produtos adquiridos pelo DF precisarão ter compliance.

Considerado um dos pioneiros da política de governança pública em todo o país, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes afirmou que há ferramentas adequadas de governança. “Estamos em processo de implantação primeiro na União, estados e municípios, trazendo as ferramentas adequadas de governança que é o princípio de fazer planejamento. Depois, se identifica o problema daquilo que acontece na administração pública e passa a tomar decisão com mais precisão porque foram usadas as ferramentas. Mas, posteriormente precisa acompanhar. Não adianta apenas tomar decisão, precisa monitorar e avaliar. Então, os princípios de governança são importantes para qualquer gestor”.

Nardes disse ainda que tem conversado com o presidente, com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e procurando ajudar a administração pública através  do TCU para entregar um bom resultado para cidadão. “Quem implementa tem bom resultado e quem não implementa não vai entregar um bom produto porque não organizou de forma adequada e antecipada o seu planejamento. A gestão pública é a maior ergódigo do Brasil. Hoje, a gestão púbica é uma grande desgovernança e para melhorar precisa implantar a governança e, para isso, utilizar as ferramentas é muito importante. Evento como esse é muito importante para que possamos ter esse aperfeiçoamento”, ressaltou.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Fernando Camargo, que palestrou no evento, parabenizou a organização do evento e os temas propostos para discussão. “O tema inovação no contexto da gestão púbica e novas tecnologias é fundamental, em especial pela crise fiscal que atravessa o estado brasileiro. O estado quebrou e como fazer a diferença? Como o gestor pode ser disruptivo nesse ambiente de falta de recurso? Este cenário vem para estimular as alternativas e não ficar em berço esplêndido. Parabenizo o Grupo Conecta por ter realizado a jornada com esse enfoque”.

Nesse contexto, o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRAPA, Bruno Brasil destacou a importância de falar sobre gestão pública. “Estamos vivendo em um momento em que o país melhora sua governança, racionaliza os gastos e prioriza para tornar o sistema púbico mais eficiente, eficaz e efetivo na geração de desenvolvimento econômico e social para o país, entregando para a sociedade o que ela espera e necessita do ente público”.

Agricultura à tona  

Outras profissionais como Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Charles Tang, presidente da Câmara Brasil-China, também abrilhantaram o evento.

Roberto Rodrigues proferiu palestra sobre os desafios da agricultura. Ele disse que faltam líderes para dar rumo ao país. “Há falta de líder, falta de rumo. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) admite que para garantir a alimentação global equilibrada em 10 anos, o mundo precisa aumentar a oferta de alimentos em 20% e, para isso ser alcançado, o aumento da produção brasileira de comida tem que crescer o dobro, 40%, no período. E é um desafio: precisa de logística, tecnologia, sustentabilidade que requer estratégia. Para isso, precisamos do governo e da sociedade. Felizmente isso está acontecendo. Temos políticos em vários cantos que percebem esse processo e investem na agricultura. Precisamos de executivos com visão holística de processos globais  de abastecimento e de formar gente para gestão pública no campo mundial”.

Charles Tang também falou sobre avanços.  “Em minha palestra, um dos assuntos foi a guerra comercial entre EUA e Brasil e como afetará o setor agrícola. Contei algumas ações realizadas, como a rodada de negócios do município do Rio de Janeiro em novembro do ano passado que ajudei a fazer. Também levei uma gigante empresa que faz termelétrica de lixo para ajudar os prefeitos a transformar dor de cabeça em energia. Com PPA de longo prazo os chineses investem”.

Visão dos participantes

O prefeito de Malacacheta, Wilton Silva, disse que o Top Managers foi de grande importância, em especial nesse momento em que o país vive. “O Brasil vive uma grave crise política e econômica e os municípios também passam por crises econômicas. Por isso, queremos discutir, ouvir palestras como a do Alexandre Garcia que fez um resumo da trajetória de passado, presente e futuro e pretendemos discutir mais.

Quem também marcou presença e elogiou o evento foi a prefeita de Alvorada do Norte (GO), Iolanda Holiceni. “Estou encantada e sinto-me com ainda mais bagagem e melhor por estar na classe política. Estou participando para fortalecer e mostrar que dá para fazer diferente”.

Entre os conferencistas também estava o presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney Ribas. Ele disse que o Brasil está precisando de um modelo de gestão e o Top Managers traz para discussão a gestão pública em um momento em que o Ministério da Economia lança o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União – MEG-Tr.

“Temos normas ISO 18091 porque a gestão precisa ser melhorada e a mesma excelência que buscamos na iniciativa privada, a sociedade espera ver na gestão púbica. O programa do ministério da economia é uma iniciativa inovadora e esse evento traz oportunidades aos prefeitos. É uma oportunidade ímpar para troca de ideias. As oportunidades estão aí, mas os gestores não despertaram que quem está pagando a conta quer ver excelência  na gestão. Em nome do OBS Brasil, parabenizo os idealizadores do evento e esperamos que essa semente receba sopros da prosperidade e tenhamos o despertar dessa consciência dos gestores”.

Propósito

O conceito do propósito de vida é o que orienta toda a trajetória existencial. É tudo aquilo que justifica cada passo dado profissionalmente e na vida pessoal. Na programação, uma das palestras que propositalmente fugiu do escopo a fim de provocar reflexão foi a da diretora da MPrado Coopers, Luciana Martins. Com o tema “A Incrível Arte de Encontrar Propósito” ela levantou perguntas deixando muitos pensativos.

“Nos EUA as pessoas começam  a se preocupar com o propósito aos 65 anos de idade. Isso quer dizer que esperam a aposentadoria para se divertir e fazer o que gostam. Mas e você? Por que você acorda todos os dias e vai trabalhar ? Você é daqueles que espera ansiosamente pela sexta-feira?  Você espera quatro finais de semana para ser feliz contra 22 de sofrimento? Propósito é aquilo que faz sentido e o que torna a vida cheia de significado. É descobrir aquilo que há de mais profundo na sua identidade e que tipo de marca pretende deixar neste mundo”.

Luciana mexeu com muitos na plenária. Uma delas é a prefeita de Israelândia, Miriã Dantas. “Falar sobre propósito é muito importante. Nós gestores precisamos saber qual o nosso propósito, saber de onde estamos partindo e para onde queremos chegar. É ter automotivação, pensar maior e em todos para viver num país melhor”.

A advogada pública do Ministério de Agricultura, Raquel Mousinho de Moura Fé, também ficou surpresa ao ouvir sobre o tema. “Vim achando que iríamos nos ater ao stricto sensu, porém, tratar desse tema é essencial, nos faz refletir sobre o que nos trouxe aqui e o que vamos fazer daqui em diante”.

“Ficamos muito honrados e surpresos com o resultado do Top Managers. Cada tema de palestra proposto, cada convite feito, cada palestrante convidado, tudo foi pensado com critério. Nosso objetivo foi levar aos participantes um conteúdo de alta qualidade. Por isso, a cada salva de palmas recebida, a cada elogio sentimos o  reconhecimento do trabalho. Agradecemos aos conferencistas pela confiança”, finalizou Danilo Bomfim, diretor do Grupo Conecta.

Powered by Rock Convert

Related posts

Soesp leva a tecnologia Advanced presente nas sementes forrageiras para a Agrishow

Produtos biológicos e fertilizantes são os destaques do Grupo Vittia na 8ª Feira de Negócios Coocafé

Revista Attalea Agronegócios

Expodireto Cotrijal 2019: Massey Ferguson revoluciona e apresenta plantadeira dobrável Momentum

Deixe um comentário