fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Leite EVENTOS - DESTAQUES

Competições de animais começam na Megaleite 2019

A abertura oficial da Megaleite 2019 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite) só acontece na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte (MG), mas as competições de animais já começaram. Trinta e oito fêmeas de três raças disputam os torneios leiteiros do evento e aquelas que tiverem a maior produção de leite de cada raça, ao final de nove ordenhas, serão as grandes campeãs.

Na raça Gir Leiteiro, o torneio começou ontem (16/06) com a participação de 25 animais. Na raça Girolando, a competição começou nesta segunda com nove animais inscritos. A raça Guzerá também iniciou seu torneio hoje com quatro animais.

Na próxima quarta-feira será conhecida a grande campeã do Gir Leiteiro, e no dia seguinte, de Girolando e Guzerá. No sábado (22), último dia da Megaleite, acontecerá a entrega dos prêmios e o desfile das campeãs.

Julgamento – Já as competições na pista de julgamento do Parque da Gameleira começam na quarta-feira, a partir das 14h, e vão até sábado. Participam mais de mil animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Guzerá.

No total, a Megaleite 2019 conta com cerca de 1800 animais inscritos para as competições, mostra e leilões. A feira será de 19 a 22 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Esta é a 16ª edição da Megaleite, que sedia a 30ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, a 11ª Exposição e Torneio Leiteiro Internacional do Gir Leiteiro, o Circuito Nacional da Raça Holandesa 2019 – Etapa Megaleite, a 2ª Etapa do Circuito Nacional da Raça Jersey 2019 – Etapa Megaleite e o Julgamento e Torneio Leiteiro de Guzerá e Guzolando – Megaleite 2019.

Workshop

Nesta terça-feira (17/06), a Megaleite abrirá espaço para os debates sobre melhoramento genético animal. Das 9h às 12h, acontece o Workshop do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro. O diretor Técnico da entidade, João Cruz Reis Filho, falará sobre a atual situação do PNMGL. Já o professor da UFMG, Fábio Toral, abordará a evolução dos Testes de Progênie dos bovinos leiteiros no mundo. O evento acontece no auditório do IMA, no Parque da Gameleira, e também será transmitido pelo canal ABCGil Gir Leiteiro, no Youtube.

Sobre a Megaleite

A feira é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com o fomento do Governo de Minas, via CODEMGE e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais. O evento tem como Parceiro Premium o laticínio Embaré e como Parceiros Master as empresas Real H, Allflex, Rehagro, Zoetis, Tortuga DSM, MF Rural, Agener-União, Ourofino Saúde Animal, Agroceres Multimix, De Heus, UCBVET. Já os Canais Master são Canal Rural e Terraviva.

 

FONTE: Larissa Vieira – GIROLANDO

Related posts

Oimasa marca presença na 1ª Alta Café – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana

Maior evento mundial de sustentabilidade do Café será realizado este ano no Brasil

[Glayk Humberto e Vânia Mirelle] – Qual o melhor genótipo para produção de leite?

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário