Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES

62ª Semana Luiz de Queiroz começa nesta quarta-feira, 09 de outubro.

Evento terá instalação do Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura; Assinatura de protocolo, abertura do ESALQSHOW; Lançamento de projetos de comunicação; Palestra sobre Desafios Globais da Agricultura e entrega do Prêmio Novo Agro.

Na próxima quarta-feira, 9 de outubro, ocorre a tradicional cerimônia de abertura da Semana Luiz de Queiroz. Em sua 62ª edição, o evento contará com uma série de atos que terão início com hasteamento de bandeiras, as 8h30, em frente ao Edifício Central da Esalq. A semana é uma realização da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) e Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ).

Após o ato cívico, as 9h acontecerá no Salão Nobre a instalação do Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento. Neste momento o Secretário de Estado, Gustavo Diniz Junqueira, transfere simbolicamente os atos da pasta para Piracicaba.

Protocolo SPSP

Na sequência ocorrerá a assinatura de um protocolo de intenções que celebra a Esalq/USP, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) por intermédio da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

O protocolo propõe ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio em áreas estratégicas, formação de pessoal e o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo por meio da criação do Programa São Paulo: Sustentabilidade e Produção (SPSP).

Para apresentar o projeto específico de cooperação técnica entre as instituições, o Professor Carlos Alberto Labate, do Departamento de Genética da Esalq, falará sobre a criação de um Centro de Inovação em Melhoramento Genético e Biotecnologia Agrícola para superação dos desafios ambientais do século 21.

ESALQSHOW

Logo após é a vez da abertura oficial da 3ª edição do ESALQSHOW. A iniciativa visa incentivar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, aproximando a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades. A edição de 2019 do ESALQSHOW ocorre entre 9 e 11 de outubro, com eventos técnicos e painéis visando os desafios do agronegócio brasileiro para 2030.

Comunicação

A cerimônia prossegue com lançamentos dos novos projetos da Divisão de Comunicação, órgão oficial de comunicação da Esalq. Para dar maior visibilidade às ações da instituição, nesta 62ª Semana Luiz de Queiroz, a DvComun apresenta o podcast Estação Esalq, o aplicativo Esalqnet, a série de TV Passaporte Acadêmico, o estúdio itinerante para transmissões ao vivo e o curso de difusão “Produção de conteúdo para divulgação acadêmica e científica: texto, imagem e som”.

Palestra e Prêmio Novo Agro

Em seus atos finais, a abertura da 62ª Semana Luiz de Queiroz contará com a apresentação do titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Marcos Sawaya Jank, que abordará o tema “Desafios globais da agricultura brasileira”.  Finalmente, será realizada a premiação do Prêmio Novo Agro Prêmio Novo Agro. A iniciativa é uma parceria entre o Banco Santander e a Universidade de São Paulo e configura-se como uma forma de reconhecer e valorizar as atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro.

Powered by Rock Convert

Related posts

Lignum Latin America encerra com recorde de expositores e público

Yara lança na Hortitec solução nutricional específica para hortifruti e o solo brasileiro

2º Concurso Florada Premiada divulga selecionados na Fase Classificatória

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário