fbpx
Revista Attalea Agronegócios
AGENDA Eventos NOTÍCIAS

Com grande expectativa de crescimento da agricultura irrigada no Estado, Primeira Jornada de Irrigação acontece no Paraná

Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR PR), o Estado tem apenas 1,5% de área cultivada irrigada, o que representa algo em torno de 160 mil hectares. Contudo, a expectativa é de mudança para essa realidade. De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, irregularidades das chuvas, a necessidade de baixar os custos dos seguros agrícolas, o desafio de aumentar a produtividade, a isenção do ICMS dos equipamentos, a absorção pelo Estado dos juros de financiamentos e a fragilidade do solo da região são os principais fatores que devem provocar um “crescimento vertiginoso” da irrigação no Paraná.

Para discutir o futuro da agricultura irrigada no Estado, o Sindicato Rural de Paranavaí, Associação dos Produtores Irrigantes do Paraná (APIP) e a Total Hidro, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, realizam a I Jornada de Irrigação do Paraná. O evento, que acontece de 26 a 30 deste mês, será on-line e transmitido pelo YouTube, Facebook e Instagram. As palestras e mesas redondas serão sempre entre às 18 e 20 horas.

A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, é um dos parceiros do evento. Segundo Thiago Ruiz, RTV da companhia, a reunião de técnicos, produtores, Governo do Estado, Governo Federal, iniciativa privada e terceiro setor permite que os protagonistas explorem diferentes pontos de vista e detalhem suas reais necessidades. “Esse tipo de evento é importante para que produtores conheçam o que o mercado tem a disposição e para que exponham suas necessidades. A tecnologia deve ser pensada exclusivamente para cada um deles. A Netafim tem projetos para cobrir 100% da área das fazendas proporcionando economia e retorno garantido de aumento na produtividade”, disse Ruiz.

Para o secretário Norberto Ortigara, o evento vai ser um importante momento de colocar na mesa todos os problemas que o setor enfrenta e buscar soluções. “É uma oportunidade para discutir o manejo da irrigação, pois precisamos tornar o Paraná mais referência ainda em agricultura. Agora agricultura irrigada e com uso racional da água”, disse Ortigara.

O presidente do Sindicato Rural, Ivo Pierin Júnior, que também está no exercício da presidência da APIP, acredita que o encontro é mais um passo que estamos dando no sentido de aumentar a produtividade rural do Estado e fortalecer o agronegócio paranaense. “Temos que produzir mais na mesma área. E a irrigação é uma das principais ferramentas para aumentar a produtividade”, concluiu Pierin Júnior.

Balcão de negócios

Durante o dia, de terça a sexta-feira (27 a 30) será realizado o 2° Balcão de Negócios, promovido pela Total Hidro. Na ocasião, a empresa apresentará novos produtos e novas tecnologias das marcas que representa.

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.

FONTE: Alfapress Comunicações – Mariana Cremasco – mariana.cremasco@alfapress.com.br

Related posts

Ubyfol lança novas embalagens de fertilizantes líquidos

Santa Catarina se prepara para a retirada da vacinação contra febre aftosa em outros estados

Empresa de Reciclagem animal Patense é referência em Sustentabilidade 360 graus no país

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário