Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR PR), o Estado tem apenas 1,5% de área cultivada irrigada, o que representa algo em torno de 160 mil hectares. Contudo, a expectativa é de mudança para essa realidade. De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, irregularidades das chuvas, a necessidade de baixar os custos dos seguros agrícolas, o desafio de aumentar a produtividade, a isenção do ICMS dos equipamentos, a absorção pelo Estado dos juros de financiamentos e a fragilidade do solo da região são os principais fatores que devem provocar um “crescimento vertiginoso” da irrigação no Paraná.
Para discutir o futuro da agricultura irrigada no Estado, o Sindicato Rural de Paranavaí, Associação dos Produtores Irrigantes do Paraná (APIP) e a Total Hidro, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, realizam a I Jornada de Irrigação do Paraná. O evento, que acontece de 26 a 30 deste mês, será on-line e transmitido pelo YouTube, Facebook e Instagram. As palestras e mesas redondas serão sempre entre às 18 e 20 horas.
A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, é um dos parceiros do evento. Segundo Thiago Ruiz, RTV da companhia, a reunião de técnicos, produtores, Governo do Estado, Governo Federal, iniciativa privada e terceiro setor permite que os protagonistas explorem diferentes pontos de vista e detalhem suas reais necessidades. “Esse tipo de evento é importante para que produtores conheçam o que o mercado tem a disposição e para que exponham suas necessidades. A tecnologia deve ser pensada exclusivamente para cada um deles. A Netafim tem projetos para cobrir 100% da área das fazendas proporcionando economia e retorno garantido de aumento na produtividade”, disse Ruiz.
Para o secretário Norberto Ortigara, o evento vai ser um importante momento de colocar na mesa todos os problemas que o setor enfrenta e buscar soluções. “É uma oportunidade para discutir o manejo da irrigação, pois precisamos tornar o Paraná mais referência ainda em agricultura. Agora agricultura irrigada e com uso racional da água”, disse Ortigara.
O presidente do Sindicato Rural, Ivo Pierin Júnior, que também está no exercício da presidência da APIP, acredita que o encontro é mais um passo que estamos dando no sentido de aumentar a produtividade rural do Estado e fortalecer o agronegócio paranaense. “Temos que produzir mais na mesma área. E a irrigação é uma das principais ferramentas para aumentar a produtividade”, concluiu Pierin Júnior.
Balcão de negócios
Durante o dia, de terça a sexta-feira (27 a 30) será realizado o 2° Balcão de Negócios, promovido pela Total Hidro. Na ocasião, a empresa apresentará novos produtos e novas tecnologias das marcas que representa.
Sobre a Netafim
Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.
FONTE: Alfapress Comunicações – Mariana Cremasco – mariana.cremasco@alfapress.com.br