Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

Coffee of The Year 2019: Inscrições vão até 18 de outubro

O melhor café especial do Brasil será revelado na Semana Internacional do Café, entre os dias 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

Em 2018, dois capixabas levaram a premiação Coffee of The Year (COY) com os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil. Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, divisa de Minas Gerais com Espírito Santo, e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui (ES), os vencedores, viram suas vidas transformadas após o concurso, com o reconhecimento do mercado nacional e internacional na compra dos cafés com maior valor agregado.

E este ano, quem será que vai vencer?

A pergunta será respondida por classificadores nacionais, especialistas e, claro, pelo público durante a Semana Internacional do Café 2019 – SIC -, que ocorre entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Para eleger o melhor café do Brasil, produtores interessados devem se inscrever e enviar suas amostras até 14 de outubro (via correio) ou 18 de outubro (pessoalmente). Na última edição, o COY recebeu 405 amostras de cafés especiais, de 20 regiões brasileiras.

A novidade do Coffee of The Year 2019 é que as amostras pré-selecionadas passarão pelas mãos da mestre de torra Daniela Capuano, mineira de Três Pontas (MG), no Sul de Minas, que vive na cidade francesa de Strasbourg, onde trabalha na Cafés Reck e que, recentemente, ganhou o título de Melhor Torrefadora da França. As melhores amostras serão selecionadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas) – Campus Machado, sob a coordenação do provador Leandro Paiva e de mais 15 profissionais.

O concurso e a premiação Coffee of the Year, dois dos momentos mais aguardados da Semana Internacional do Café, elegem e condecoram os melhores cafés especiais arábica e canéfora do Brasil.

Lista Seleta

Para estar na lista dos TOP 15 que estarão na SIC para a prova do público, o processo não é simples. Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. É feita ainda uma avaliação do café que leva em conta itens como, aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. No item da análise sensorial, são considerados aroma, sabor, aftertaste (retro gosto), acidez, corpo, uniformidade, balanço, xícara limpa e doçura.

Inicialmente, é feita uma grande seleção com 180 amostras de cafés. Todas elas são avaliadas por uma comissão julgadora baseada nos critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), bem como nas notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês).

Já durante a Semana Internacional do Café 2019, os visitantes poderão participar da degustação às cegas e votar em seu café preferido. O resultado final será divulgado no último dia da SIC, em 22 de novembro.

Como Participar

Podem participar do Coffee of The Year 2019 produtores de café sediados no território brasileiro, que devem se inscrever no concurso pelo link: https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/coffee-of-the-year-2019/. A taxa de inscrição custa R$ 130.

Related posts

Brasil confirma protagonismo mundial na seleção da raça Senepol

Mario

Confinamentos no Maranhão adotam técnicas para superar desafios e expandir pecuária de corte

carlos

DSM lança nova tecnologia de nutrição para vacas de leite na Megaleite 2022 

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais