fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café NOTÍCIAS

COCASUL e Armazéns Gerais Andrade Ltda inauguram novas estruturas em Ibiraci (MG)

No dia 16 de maio, após 10 anos de existência, a COCASUL – Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas do Sudoeste Mineiro e o Armazéns Gerais Andrade Ltda. inauguraram suas novas instalações na cidade de Ibiraci (MG).

Em uma estrutura renovada, assegurada e certificada, as novas dependências da COCASUL compreendem um grande escritório, uma nova e moderna sala de classificação [com a contratação de um classificador graduado pela Q-GRADER] e uma recepção agradável e espaçosa para acomodar os clientes enquanto aguardam a classificação/prova do seu café. Tudo para melhor atender seus clientes e cooperados”, explicou disse Anderson Monteiro.

Já o Armazéns Gerais Andrade Ltda. inaugurou seu terceiro barracão, que passa a contar com um moderno
maquinário de classificação eletrônica. “É um grande benefício ao produtor, que precisa preparar seu café para entregas especiais”, afirmou Júlio César Monteiro Jacometi.

Anderson e Julio (ao centro) com amigos Wanir Nascimento e Gustavo Dutra.
Familiares de Anderson Monteiro Andrade e Julio Cesar Monteiro Jacometti.

A solenidade de inauguração contou ainda com as bênçãos do padre Norival Sardinha Filho, com a Divulgação do Plano Safra 2018. e com a apresentação e orientações técnicas sobre “Manejo do Pós-Colheita do Café”, proferida pelo Engº Agrº Marcelo Jordão Filho, pesquisador da Fundação Procafé. “Devemos esta conquista aos produtores rurais e suas famílias e todas as empresas parceiras que sempre nos apoiaram, como as instituições financeiras, corretoras de seguros, revendedoras de insumos e máquinas agrícolas, distribuidores de óleo diesel e revendedoras de automóveis”, disse Anderson.

DIFERENCIAIS

“A COCASUL oferece aos cooperados melhores preços em cafés; trocas em café por adubo de excelente qualidade; venda de adubos à vista ou financiados por bancos; realiza parcerias com empresas que vendem calcário, gesso, concreto (para terreirão), reunindo um grande número de associados e, com isso, é possível a compra destes produtos com preços baixos”, disse Anderson Monteiro.

O Armazéns Gerais Andrade armazena em sacaria, big bag e a granel, além de realizar estocagem com todos os bancos. O cliente armazena seu café com muita segurança e com a melhor taxa nos seguros.

Nestes dez anos, a parceria da COCASUL e Armazéns Gerais Andrade Ltda. deu certo e só trouxe benefícios aos clientes e cooperados. “São empresas que buscam o que o produtor rural precisa e ainda luta pelos melhores preços.

Nosso desejo é fazer com que nossos clientes e cooperados consigam melhorar ainda mais o seu controle financeiro, a qualidade de seu café, realizar uma boa colheita e, assim, melhoria na qualidade de vida e realizações de seus sonhos”, explicou Júlio Jacometi.

Equipe de colaboradores COCASUL
Anderson e Julio com parte da equipe de colaboradores COCASUL

HISTÓRICO

Aos 18 anos o Sr. Anderson Monteiro de Andrade seguindo os passos de seu pai, João Rodrigues de Andrade, que era produtor rural e também comerciante, arrendou a sua primeira lavoura de café e começa a produzir café.

Após alguns anos produzindo e comercializando, ele percebeu que era escasso o mercado de compra de café do pequeno produtor no município de Ibiraci (MG). Então ele comprou um terreno e construiu um pequeno barracão onde recebia as amostras de cafés de alguns pequenos produtores e saia no mercado da região em busca de melhores preços, e voltava sempre com bons negócio nestes lotes de cafés.

Com o tempo e a procura aumentando ele viu a necessidade de aumentar sua estrutura. Em parceria com seu primo, Júlio Cesar Monteiro Jacometi, comerciante e fabricante de calçados, compraram um terreno e construíram um barracão, com uma estrutura maior e melhor. A partir dali, intensificaram a busca do mercado para mais cafés, agora do pequeno e médio produtor.

Já em pleno funcionamento, veio o incentivo dos próprios produtores para se criar uma Cooperativa, para fazer a intermediação entre as exportadoras e compradoras de café de toda região e, assim, a COCASUL foi criada. Com a procura ainda aumentando muito, eles construíram outro armazém, pois o mercado agora exigia o recebimento e a entrega a granel e em big bag, e a estrutura anterior foi projetada apenas para armazenamento em sacaria.

Para novembro deste ano, está programado o sorteio de uma pick-up Fiat Toro para os cooperados COCASUL.
Anderson Monteiro homenageia Rogério Schiavo, diretor da Atlântica Exportação e Importação Ltda.

Related posts

Encontro de Gestão de Cafeicultores começa amanhã em Uberlândia (MG)

Circuito de palestras discutiu manejo da silagem de milho de alta qualidade no Paraná

Revista Attalea Agronegócios

Fintech brasileira disponibiliza 5 bilhões de reais para antecipação de recebíveis

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário