Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Corte

Chega ao Brasil nova linhagem de Aberdeen Angus

O mercado de carnes premium conquista cada vez mais adeptos no mercado brasileiro. Já é possível encontrar nas gôndolas dos supermercados carne de qualidade superior que atrai um público cada vez mais preocupado com a saúde e com o que consome.

A maioria das carnes primes é proveniente de animais cruza angus, pois resultam numa carne com alto índice de marmoreio (gordura saudável entremeada nas fibras), o que aumenta a maciez e suculência da carne que, na maioria das vezes, também tem controle de origem sob a chancela da Associação Brasileira de Angus (ABA).

E a VPJ Pecuária, tradicional selecionadora de genética de alta performance, investe pesado em uma nova linhagem de animais Aberdeen Angus com altos índices genômicos para marbling (marmoreio) e área de lombo, características físicas que influenciam diretamente na qualidade da carne, resultando num produto de padrão internacional, superando inclusive o Selo Angus Gold, hoje a maior certificação nacional de qualidade emitida pela ABA.

Animais vivos foram importados para a Fazenda Cardinal em Mococa (SP), e já se encontram em produção de embriões para a formação do rebanho. Outro grupo de fêmeas foram adquiridas nos estados americanos do Texas e Arkansas e ficarão produzindo embriões para exportação para o Brasil.

O programa VPJ Angus Marbling está sendo estruturado com 50 doadoras com altíssimos índices de marmoreio, todas com registro na Aberdeen Angus Association dos EUA e produzindo no Brasil.

Touro Red Brahman – VPJ Mr. Connan 835

“Depois de anos selecionando animais e há 15 anos operando no mercado de qualidade, entendemos que genética é o grande diferencial econômico do negócio e quando o criador de bezerros de corte direciona a produção com base na genética, o resultado muda de patamar. Hoje temos a opção de genética Angus com alta performance para peso alto na desmama, peso alto ao sobreano, e agora teremos tudo isso e mais marmoreio, o que garantirá ao criador ou confinador muitos reais a mais no bolso” comenta Valdomiro Poliselli Junior, presidente da VPJ Pecuária.

VPJ Angus Marbling

O foco do programa VPJ Angus Marbling será a produção de touros com altos genes para marmoreio e AOL para o cruzamento com vacas zebuínas nacionais. Os animais provenientes desse cruzamento poderão atender o Programa de Integração Pecuária da VPJ Alimentos que remunera pecuaristas integrados com bônus por acabamento de carcaça e marmoreio.

Todos os animais de linhagem Marbling serão registrados na “American Angus Association” dos EUA e o novo rebanho seguirá o programa de seleção e melhoramento genético baseado nos resultados da Genômica. “Queremos ter no Brasil animais de alta performance para a qualidade de carne concorrendo direto com os melhores animais americanos”, afirma Poliselli.

O lançamento oficial do rebanho VPJ Angus Marbling acontecerá durante o 22º Leilão VPJ Genética, que acontece dia 26 de outubro no Complexo Red Eventos em Jaguariúna (SP).

Touro Brangus destaque do Leilão – VPJ FIV 391 Francesco Messias

22º Leilão VPJ Genética 2019

Durante o leilão serão ofertados 75 animais reprodutores e matrizes Aberdeen Angus selecionados para performance e marmoreio; além de animais Brangus com alto índice no programa Natura; Red Brahman com avaliações do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), duas fêmeas e um touro Ultrablack, além de cavalos Quarto de Milha para trabalho.

Touros de Central

Até o momento, 15 touros já foram selecionados para contratação pelas principais centrais de coleta e comercialização de sêmen do país, sendo oito touros Aberdeen Angus, três touros Brangus e quatro touros Red Brahman, o que demonstra a excelente qualidade do material genético apresentado no 22º Leilão VPJ Genética.

Circuito de Palestras Touro Angus Registrado

No dia 25 de outubro, a partir das 19h, no Complexo Red Eventos, a Associação Brasileira de Angus (ABA) realizará um circuito de palestras sobre touros registrados.

Serão três palestras: Touro Angus Registrado: Garantia de qualidade genética para seu rebanho, ministrada por Mateus Pivato da ABA; Valorize a escolha dos seus reprodutores, eles serão o diferencial dos seus bezerros, que será ministrada por Silvia de Freitas da Associação Nacional de Criadores – ANC Herdbook Colares; Seleção para produção de Carne de Qualidade, por Maychel Borges do Programa Carne Angus.

FONTE: Mauren Ribeiro

Related posts

Ourofino Saúde Animal participa do Encontro de Confinamento e de Recriadores

Boi suplementado, negócio fechado

Revista Attalea Agronegócios

NeloreCEN leva ‘shopping de animais’ para a Expozebu 2019

Deixe um comentário