Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
ARTIGOS

[Bernardo de Castro] – O agro cada vez mais tech

BERNARDO DE CASTRO
presidente da Hexagon Agriculture
(https://hexagonagriculture.com/pt-br)

O Brasil tem propriedades agrícolas com áreas que somam mais de mil campos de futebol. Um dos clientes da Hexagon, ligado ao setor sucroenergético, conta com uma frota de máquinas agrícolas que percorrem quase 90 mil quilômetros por dia, o equivalente a duas voltas na terra. Esses dados dão uma ideia do desafio que é gerenciar a imensidão que representa uma fazenda corporativa no Brasil. Como uma orquestra, é preciso sincronia para garantir afinação.

A única forma de contornar esse desafio é por meio de tecnologia. A questão hoje é escolher o melhor parceiro para garantir a solução mais inteligente, que produza continuamente informações inteligentes a partir da combinação de diversos dados coletados ao longo dos processos agrícolas. São essas informações que vão orientar em bases sólidas a tomada de decisão dos gestores agrícolas.

Na Hexagon, enxergamos uma fazenda agrícola como uma grande fábrica a céu aberto. Por ela circulam máquinas, equipamentos e trabalhadores em meio a matérias-primas como o solo, as sementes, os fertilizantes, o sol e a chuva. Similar à qualquer indústria, o campo precisa cada vez mais de processos e operações integrados e eficientes para elevar a produtividade sem aumentar despesas.

Hoje essa integração requer tecnologias de ponta nas áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data. É o caso do HxGN AgrOn. A plataforma integra ferramentas de otimização de processos similares às de chão de fábrica. Com ela é possível preparar melhor o solo; identificar a hora certa de plantar e colher; monitorar o cultivo, automatizar e orquestrar as máquinas para que atuem de forma autônoma, alinhada e sincronizada.

A plataforma habilita ainda a análise avançada dos dados gerados pelas máquinas e processos, gerando insights e recomendações sobre operações, desempenho de times e alocação otimizada de recursos. Todas estas análises passam pelo sensoriamento, tecnologias de integração e análise inteligente de dados.

Um dos diferenciais da plataforma é integrar o campo de ponta a ponta. Com o HxGN AgrOn Production, o produtor planeja, monitora e avalia todos os processos do cultivo, desde a preparação do solo, passando pelo plantio e tratos culturais. O HxGN AgrOn Logistics permite que o produtor faça a gestão de forma sincronizada de todas as atividades que envolvem a colheita e a movimentação da matéria-prima.

O objetivo de ambas soluções é orquestrar os processos do campo com maestria. Essa sintonia é a principal demanda das grandes operações agrícolas. Elas enfrentam muitos desafios, mas nenhum deles é tão significativo quanto a gestão dos diferentes recursos e equipamentos. Em operações cada vez maiores e mais complexas, as oportunidades de ganhos por meio da conectividade, sincronização e otimização de processos são enormes para que ao final o resultado seja maior produtividade e lucratividade.

Related posts

[Rodrigo Corrêa da Costa] – Mercado do Café – 04 a 08 de março de 2019

[Grupo Vittia – Samaritá] – Benefícios do uso de extratos de algas a cafeicultura

Revista Attalea Agronegócios

[Wanderley Cintra Ferreira] – Nuvens Negras na Cafeicultura – Parte 2

Deixe um comentário