fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Agroindústrias Tecnologia

Agroindústrias investem em tecnologia para aumentar desempenho comercial

Consolidado no varejo, softwares de CRM também passam a serem utilizados pelas indústrias do setor; Estimativas apontam que atualmente o mercado industrial seja um dos principais compradores dessa tecnologia no Brasil.

Cada vez mais as agroindústrias estão colocando em prática processos de vendas baseados em tecnologia, além de definir estratégias e ferramentas de operação para automação e otimização da gestão de carteira de clientes por meio de um software de CRM.

Importantes players do mercado, como Coimma e Stara, já utilizam essa ferramenta a fim de aumentar a recorrência da comercialização dos seus produtos junto a atual base de clientes, além da liderança ter a possibilidade de acompanhar e tomar decisões estratégicas baseadas em dados em tempo real.

Dados coletados pela consultoria Gartner revelam que o mercado global de CRM cresceu 15,6% em 2018, movimentando mais de US$ 48,2 bilhões. O setor já ultrapassou o mercado de ERP e lidera o segmento de softwares corporativos. A previsão é de que esse mercado atinja US$ 80 bilhões até 2025 com a tendência de centralização das operações das empresas em torno do cliente (Customer Centric). Ainda não há dados oficiais para o mercado nacional, porém estimativas apontam que o setor industrial hoje em dia seja um dos principais compradores desse tipo de produto.

A explicação para o cenário atual é a maior organização e simplicidade na gestão dos departamentos comerciais trazida pelos softwares de CRM. “As agroindústrias perceberam o efeito cascata ao aumentar o giro de seus produtos no mercado, uma vez que elas terão maior capacidade de investimento para promover inovação e continuar crescendo, adaptando-se cada vez mais ao conceito da Indústria 4.0”, afirma Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes, empresa criadora de CRM voltado especificamente para indústrias e distribuidoras.

Outro benefício que as agroindústrias aferem rapidamente com a adesão desse tipo de tecnologia é o crescimento de performance dos vendedores, uma vez que ao integrar o ERP com o software de CRM, o profissional consegue aumentar sua produtividade no dia a dia e elevar seus ganhos financeiros com a maior recorrência de vendas dentro de sua carteira de clientes. “Ou seja, é uma relação em que todos saem vencendo: líderes, gestores e vendedores”, conclui Pagani.

FONTE: Raphael Bueno – Equipe Motim
raphael.bueno@motim.cc

Related posts

New Holland lança novos tratores de alta potência com foco em agricultura digital

Revista Attalea Agronegócios

Nova versão de aplicativo de gestão traz relatórios dinâmicos sobre granjas de aves e suínos

Revista Attalea Agronegócios

Expodireto 2019: Trimble destaca sistema de pulverização seletiva que economiza 90% dos gastos em herbicidas

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário