Cafés Especiais

Tiago Rocha e Emerson Nascimento são campeões de Latte Art e CIGS

Os dois baristas representarão o Brasil nos campeonatos mundiais, em Varsóvia, na Polônia, durante a World of Coffee, em junho de 2020.

Tiago Rocha, da Supernova (Curitiba/PR), e Emerson Nascimento, do Coffee Five (Rio de Janeiro/RJ), tiveram as melhores performances no último fim de semana, superaram dezenas de competidores e se sagraram campeões brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits (CIGS), respectivamente. Os dois carimbaram seus passaportes para Varsóvia, na Polônia, onde representarão o Brasil nos campeonatos mundiais dessas categorias, em junho de 2020, na feira World of Coffee.

Os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e CIGS foram realizados, entre 16 e 18 de agosto, dentro do “São Lourenço Coffee Music”, pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como ação do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, em parceria com as empresas Unique Cafés Especiais e Production Eventos, em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais.

Para o campeão de Latte Art, o trabalho da BSCA e da Apex-Brasil é muito importante aos baristas, que evoluem profissionalmente através dessas ações. “Competições como essa nos levam mais à frente. Ao buscarmos visibilidade, acabamos tendo mais contatos, aprendizados, além de reconhecimento. Todo barista deveria participar, ao menos uma vez, não só buscando pódio ou ganhar, mas pela experiência que esse trabalho da BSCA proporciona a todos que gostam de café”, comenta Rocha.

Nascimento também destaca a importância das atividades desenvolvidas através do projeto “Brasil. A Nação do Café” para a valorização dos baristas. “A realização do campeonato foi impecável. A BSCA tem sido incrível e muito empenhada em dar suporte aos baristas brasileiros, o que, certamente, fará com que esses profissionais do país sejam campeões mundiais. Através do incentivo à capacitação e a aprimoramentos, a Associação faz surgir cada vez mais baristas muito bem treinados e preparados nas competições”, aponta o campeão de CIGS.

Os campeonatos de barismo tem o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no Brasil e contribuir para a educação do consumidor a respeito do segmento dos cafés especiais. “Os baristas são fundamentais para disseminar a cultura do produto entre os consumidores. Eles extraem bebidas com o máximo de qualidade, apresentando suas características, o que valoriza esse café de excelência junto ao público final”, destaca a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira.

A Associação é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição da à BSCA o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

 

FONTE: BSCA

Related posts

Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares (ES) chega à fase de degustação

Mario

[Marlo Lorascki] – Oportunidades que a tecnologia na cafeicultura pode trazer para Franca (SP) e Região

Mario

Prefeitura de Fervedouro (MG) divulga ganhadores do Concurso de Qualidade do Café 2021

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais