fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
GRÃOS

Soja: Relação de troca por insumos está ligeiramente favorável para o produtor em 2018

Valorização dos preços da oleaginosa no mercado doméstico vem superando o aumento dos custos de produção

A relação de troca da soja pelos principais insumos utilizados na cultura está ligeiramente favorável para o produtor rural em 2018, aponta relatório do analista de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Júnior, considerando dados de agosto nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

França Júnior explica que a relação de troca nada mais é que o cálculo de quantas sacas de soja são necessárias para a aquisição de alguns dos principais insumos [sementes, defensivos, fertilizantes, etc.] usados no processo produtivo do grão.

Inicialmente, o analista pontua que diferentemente de 2017, observa-se uma heterogeneidade nos resultados das relações de troca da soja neste ano. No entanto, apesar do cenário misto, França Júnior destaca que na maioria dos casos, a oleaginosa vai ganhando poder de compra no mercado de insumos na comparação com igual período do ano passado.

“Em relação ao padrão histórico, também há um comportamento misto, mas igualmente pendendo positivamente para o produtor”, diz.

França Júnior assinala que os preços dos insumos registraram valorização neste ano em relação a 2017, o que, naturalmente, repercute em aumento nos custos de produção. Todavia, acentua o analista, a elevação nos preços domésticos da soja – que atingiu o pico nas últimas semanas – é o principal fator dominante para as relações de troca da oleaginosa estarem favoráveis ao produtor.

FONTE: DATAGRO

Related posts

[Vinicius Jacopini] – Semente: o berço da mais avançada tecnologia

Rotam do Brasil lança fungicida líquido para o combate ao Mofo-Branco

Revista Attalea Agronegócios

Cientistas do Brasil e dos EUA criam aplicativo para monitoramento mundial de doença do trigo

Deixe um comentário