Image default
CaféEVENTOS - DESTAQUES

Semana Internacional do Café 2018: Barista é campeã mundial utilizando café produzido no Brasil

Emi Fukahori, representante da Suíça, com um café produzido no Cerrado Mineiro, preparou a melhor bebida pelo método filtrado e sagrou-se campeã mundial de Brewers Cup

Pela primeira vez na história, o Brasil sediou quatro campeonatos mundiais de barismo: World Brewers Cup ChampionshipWorld Cup Tasters ChampionshipWorld Coffee in Good Spirits Championship e World Latte Art Championship. As competições ocorreram dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC), realizada de 7 a 9 de novembro, em Belo Horizonte (MG), e foram possíveis graças aos esforços da organização do evento em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que trouxeram os certames através do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”.

Também de maneira inédita, a campeã do World Brewers Cup Championship, a representante da Suíça, Emi Fukahori, venceu a competição com um café produzido 100% no Brasil, na região do Cerrado Mineiro, sendo esse um feito histórico para nosso país. Ela foi a competidora que preparou o melhor café pelo método filtrado e manual, fazendo uso de suas técnicas e habilidades para extrair o melhor do produto coado. Neste campeonato, o representante nacional foi o campeão brasileiro Léo Moço, que finalizou o mundial em 34º lugar.

Em 2018, o degustador que mais demonstrou conhecimento na distinção de cafés foi o representante da Austrália, Yama Kim, que se sagrou vencedor do World Cup Tasters Championship. O brasileiro Carlos Henrique da Silva, campeão nacional da categoria, encerrou a competição em 11º lugar e alcançou a melhor colocação do país nos mundiais realizados em Belo Horizonte.

World Coffee in Good Spirits Championship analisou o desempenho dos baristas no preparo do café com drinques alcoólicos e outros ingredientes que harmonizam com a bebida quente ou fria. A melhor performance, este ano, ficou com Dan Fellows, do Reino Unido, que levou o título da competição. O Brasil foi representado pelo campeão nacional Ariel Todeschini da Motta, que encerrou o campeonato na 21ª colocação.

A quarta competição mundial inédita realizada no Brasil foi o World Latte Art Championship, que evidencia a habilidade do barista em realizar desenho com leite no café. O destaque da competição foi o malaio Irvine Quek Siew Lhek, que superou dezenas de competidores e sagrou-se vencedor. O Brasil foi representado pelo campeão nacional Daniel Acosta Busch, que encerrou o campeonato na 29ª posição.

Os Campeonatos Mundiais de Barismo são organizados pela World Coffee Events(WCE), empresa que responde à Specialty Coffee Association (SCA), a Associação de Cafés Especiais mais relevante do mundo. Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o objetivo das competições é agregar a comunidade internacional apaixonada pelo café e mostrar como o mercado tem profissionais diferenciados no preparo da bebida mais querida do planeta.

“A realização dos campeonatos mundiais no Brasil é uma grande conquista, uma verdadeira honra! Recebemos centenas de baristas de dezenas de países e disponibilizamos uma estrutura espetacular, atendendo às expectativas dos competidores, que puderam dedicar sua atenção total nas competições, dando o melhor de si”, comenta.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa) e da Codemig. De 7 a 9 de novembro, reuniu, no Expominas, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolveu cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias, foram realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Em 2018, o evento recebeu os mundiais de barista “World Coffee in Good Spirits Championship”, “World Latte Art Championship”, “World Brewers Cup” e “World Cup Tasters Championship”, organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

FONTE: Paulo André Colucci Kawasaki – BSCA – Assessoria de Comunicação
 ascom@bsca.com.br

Related posts

[Celso Vegro] – “Um Dragão em Alerta”

carlos

Machadinho do Oeste (RO) recebe o “9º Dia Especial do Café com Leite e Floresta”

Mario

Illycaffè anuncia os finalistas do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional 2022

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais