ARTIGOSTecnologia

[Rodrigo Capella] – Confira 05 tecnologias que ajudam você a aumentar a produtividade

RODRIGO CAPELLA
Jornalista, palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing. Tem artigos sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior e é autor de vários livros, entre eles “Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio com ações de marketing e comunicação.
www.acaoestrategica.com.br

Diante de tanta tecnologia disponível, é comum, você, produtor rural, se questionar: qual plataforma eu preciso implementar de imediato?

O primeiro passo é utilizar um software de gestão da propriedade. Esta importante ferramenta ajudará você a analisar e controlar os gastos com funcionários, produtos e tecnologias, e também dará suporte para você prever receitas futuras, entre outras possibilidades.

Na sequência, é recomendável você investir em tecnologia que irá impactar no aumento da produtividade. Confira a seguir, algumas opções:

1) Autonomia: Foi-se o tempo em que as máquinas funcionavam somente com a presença de operadores. Com a evolução da tecnologia, outras possibilidades surgiram, como, por exemplo, as máquinas autônomas, que podem funcionar via controles, com o operador perto da máquina, ou à distância.

2) Pragas e doenças: Diversas tecnologias foram lançadas para identificar pragas e doenças no campo, contribuindo para que o produtor saiba exatamente onde ele precisa ir para fazer as correções necessárias.

3) Aplicação: com drones e dispositivos variados, é possível ter mais precisão na hora de aplicar um determinado produto na plantação. Se antigamente havia alta dispersão, agora cada gota é aplicada de acordo com a necessidade de cada planta.

4) Plantações: softwares oferecerem suporte para o acompanhamento, em tempo real, das plantações e também fornecem orientações em relação à plantio e colheita. É possível acompanhar por talhão, ter uma visão geral da sua área e até mesmo verificar como está a plantação dos vizinhos.

5) Monitoramento: acompanhe, em detalhes e à distância, o deslocamento de máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras. Verifique quanto foi o gasto com combustível, quantas horas foram trabalhadas e qual o ritmo de trabalho.

Amigo produtor, estas tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço no nosso agronegócio. Reflita e avalie quais sugestões poderão ajudá-lo a aumentar a produtividade.

Não resista às mudanças. Em pouco tempo, a adoção de tecnologia não será mais uma opção, mas sim sinônimo de sobrevivência no campo.

Related posts

[Vinicius Jacopini] – Semente: o berço da mais avançada tecnologia

Mario

Startup cria plataforma que auxilia na redução de perdas no cultivo de soja

Mario

[Ricardo Fasanaro] – Micotoxinas: um problema na produção que causa diversos danos

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais