Mesmo diante de um cenário desafiador, o Brasil atende às exigências de mercados internos e externos. Segundo a Scot Consultoria, no cenário atual, o país tem mais de 5 milhões de bovinos confinados e, de acordo com projeções, esse número tem grande chance de aumentar ainda mais.
No contraponto dos altos preços dos insumos, também temos um momento com arroba firme, e uma demanda crescente mundial, com elevação nos preços internacionais. E dessa forma, Tiago Zarpelon, líder de bovinos de corte da Cargill Nutrição Animal afirma que se houver um bom planejamento, mesmo com desafios, este pode ser um negócio rentável.
Para confinamentos que se planejaram com antecedência, e estão estruturados para receber os animais, o momento é muito oportuno para bons negócios. Afinal, a alta demanda por parcerias e boiteis, vem de encontro com a dificuldade do pequeno produtor de negociar matéria prima, e se tornar mais competitivo na venda do boi gordo.
“Somos apoiadores do Confina Brasil, o que nos permite levar mais informações como benchmarking de índices produtivos, mapeamento de mercado, preços de insumos, boas práticas de manejo e tecnologias, através dos nossos times de campo. Com isso, conseguimos ajudar o produtor a ter uma melhor tomada de decisão em seu negócio”, explica Tiago.
Mesmo em épocas de altas de preços, desafios para confinar e terminar o lote no confinamento, com diferenças de preço entre o boi gordo e o magro que chegam a ser desfavoráveis, a melhor forma de agir é investindo em uma estratégia nutricional para a melhorar a performance. Segundo Tiago, essa é uma ferramenta fundamental para reduzir o custo da arroba produzida, equalizar a conta e gerar resultado econômico. Deixar de investir em tecnologia pode causar ainda mais impactos, levando a produção no caminho contrário e mais próximo de resultados não favoráveis.
“Não existe receita de bolo, sempre é necessário fazer uma análise da realidade do produtor, onde a rentabilidade do negócio deve ser o principal objetivo, desde que consiga ser operacionalizado. É simplesmente uma questão de fazer conta”, aconselha.
Para a Cargill Nutrição Animal, as pessoas são consideradas o ponto chave do atendimento, por isso, oferece aos produtores suporte de diversas formas através de acompanhamento de especialistas treinados que acompanham desde o planejamento, até a execução no dia a dia do confinamento. Além disso, são oferecidas tecnologias, por meio de softwares exclusivos como o BeefMax, que formula a dieta, buscando não apenas a melhor performance, ou o menor custo, mas sim o melhor retorno da operação, como também simuladores de cenário como o 4M. Ferramentas de gestão de rotina, como Sigmabeef, Forecast e BI Probeef e todas as análises de dados, pesquisa e desenvolvimento de todas as soluções, que são baseadas e validadas de forma científica em centros e universidades com credibilidade.
Como orientação final, Tiago comenta que o produtor que ainda não realizou o confinamento, vale a pena investir nesse negócio, principalmente se busca um saldo positivo. O importante é não subestimar a complexidade do negócio: “confinamento é uma estratégia rentável desde que se faça um planejamento estruturado de pessoas, estrutura física, sustentabilidade, bem-estar animal, fluxo de caixa e análise de mercado”.
Sobre a Nutron
A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras, transformadoras e sustentáveis para produção animal, por meio do desenvolvimento e oferta de serviços, ferramentas, núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 25 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br
Sobre a Cargill
Os 155.000 funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar nosso propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar. Combinamos 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.
Sobre a Cargill Brasil
No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, acesse www.cargill.com.br e nossa área de imprensa.
FONTE: Alfapress Comunicações – Amanda Pimentel – amanda.pimentel@alfapress.com.br