fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
NOTÍCIAS Peixes e Pescados Política Agrícola

MAPA publica norma para peixe salgado e peixe salgado seco

O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Instrução Normativa n° 1, aprovando o Regulamento Técnico que fixa a identidade e as características de qualidade que deve apresentar o peixe salgado e o peixe salgado seco.

Segundo a auditora fiscal federal agropecuária, Fernanda Michalski, do DIPOA – Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, “a IN vai facilitar a comercialização desses dois tipos de peixes, principalmente, o bacalhau importado da Noruega”.

O novo regramento auxiliará o Serviço de Inspeção no combate à fraude econômica, na padronização dos critérios de julgamento das características de identidade, qualidade e inocuidade do produto e agilizará o registro dos produtos importados. Acelerar essa tramitação representava em torno de 15% das solicitações ao DIPOA. O tempo era de 30 dias em média. Agora, o procedimento será simplificado e automático.

Os estabelecimentos nacionais que produzem este tipo de pescado também terão seus processos de registro agilizados. Aqueles que já possuem produtos registrados têm o prazo de 180 dias para atualização do registro. A IN passou a vigorar a partir da sua publicação no último dia 18.

FONTE: Coordenação geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

Related posts

Alysson Paolinelli na disputa pelo Nobel da Paz

Revista Attalea Agronegócios

Instrução Normativa define requisitos para o comércio de produtos inspecionados por consórcios de municípios.

Revista Attalea Agronegócios

MAPA: Produtividade da agropecuária brasileira cresce 3,43% ao ano

Deixe um comentário