Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
NOTÍCIAS

IICA e Corteva promovem discussão pública nas Américas e Europa com foco na mulher rural

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) promoverá discussões públicas em sete cidades da América e da Europa como parte do seu compromisso com a formulação de políticas sólidas e de longo prazo que favoreçam e empoderem as mulheres rurais.

As discussões públicas, por meio seminários e debates, terão como marco as comemorações do Dia Internacional das Mulheres Rurais e serão realizadas simultaneamente em Brasília, Buenos Aires, Bogotá, Cidade da Guatemala, Cidade do México, Madri, Montevidéu, San José e San Salvador.

O IICA e a Corteva levarão também o tema ao Prêmio Mundial da Alimentação, que será entregue em Iowa, nos Estados Unidos. Nesses fóruns participarão autoridades públicas, pesquisadores sociais, mulheres que trabalham no setor rural e outras personalidades.

Junto a estas atividades, o IICA, que tem como um dos eixos transversais de sua cooperação técnica o de Gênero e Juventude, também realizará o lançamento da segunda edição do livro “Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo”, que conta com o apoio da Corteva Agriscience e cujos textos destacam a fundamental contribuição das mulheres rurais na segurança alimentar do planeta.

No Brasil, haverá um coquetel de lançamento do livro em Brasília, na sede da Representação do IICA, no dia 15 de outubro, às 19h. As três coautoras do livro –  a ministra da Agricultura, pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; a jornalista Daniela Falcão, Diretora Geral da Edições Globo Condé Nast; e coordenadora de projetos do Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA), Rita Teixeira, foram convidadas a participar e conversar sobre a importância da mulher no agro brasileiro.

O Dia Internacional das Mulheres Rurais foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer a função e as contribuições decisivas das mulheres rurais no desenvolvimento, na melhoria da segurança alimentar e na erradicação da pobreza no campo.

De acordo com o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, “as mulheres produzem a metade dos alimentos do mundo e, nos países em desenvolvimento, são responsáveis por até 80% da produção, por isso é indispensável que se reconheça e potencialize a contribuição delas na agricultura, na tecnologia e no desenvolvimento dos territórios rurais”.

Nos seminários, o IICA apresentará seus mecanismos de apoio às mulheres rurais. A atividade do dia 15 de outubro será acompanhada, em alguns países, pela “A alma da ruralidade”, uma exposição de fotografias, fruto da aliança do IICA com a revista Vogue Brasil, também apoiada pela CORTEVA Agriscience.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Mais informação:
Representação do IICA no Brasil. iicabr.informa@iica.int 

Related posts

Estudo aponta riscos de entrada de pragas no país por meio de embalagens de madeira

Vendas de defensivos biológicos cresceram 77% em 2018, maior índice da história do segmento

Mineiro de Cabo Verde (MG) é vencedor do CNA Jovem

Deixe um comentário