fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café

Convênio fortalece cadeia produtiva da Região Vulcânica de Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas (MG) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) formalizaram, nesta terça-feira (26), contrato de apoio financeiro para execução do projeto “Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas”. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da caldeira vulcânica de Poços e região, trabalhando para o reconhecimento e fortalecimento da marca.

O projeto foi aprovado pelo SEBRAE Nacional e recebeu recursos da ordem R$ 120 mil, com contrapartida de R$ 36 mil da Prefeitura. De 40 propostas apresentadas, 17 foram aprovadas, sendo apenas duas do Sul de Minas, incluindo o projeto de Poços de Caldas. “Desde 2017, acreditamos na importância e no potencial do projeto, não só de cafés, como de muitas outras culturas que poderão ser beneficiadas. Apresentamos um projeto ao SEBRAE Nacional, que foi muito bem visto desde o início”, informou o gerente da Regional Sul do SEBRAE-MG, Rodrigo Ribeiro Pereira.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e vice-prefeito, Flávio Faria, e prefeito Sérgio Azevedo durante a assinatura.

A apresentação da proposta foi realizada em março de 2018, aprovada em setembro e os recursos foram disponibilizados no final do ano passado, com a execução prevista para 2019. Segundo o gerente regional do SEBRAE, o projeto foi escolhido pela conjunção de fatores como governança, comprometimento dos produtores, ambiente, capacidade de contrapartida e tempo de discussão do projeto.

Inicialmente, a iniciativa está sendo desenvolvida com 18 associados da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas – Cafés Vulcânicos, mas o projeto é aberto a todos os cafeicultores que pertencem a cidades que fazem parte da caldeira vulcânica de Poços de Caldas (MG), como Andradas (MG), Botelhos (MG), Bandeira do Sul (MG), Campestre (MG), Cabo Verde (MG), Caconde (MG), Divinolândia (MG), São Sebastião da Grama (MG), Caldas (MG) e Poços de Caldas (MG).

Representantes do SEBRAE, da Prefeitura e da Associação Cafés Vulcânicos participaram da solenidade de assinatura do convênio

Related posts

28º Prêmio Ernesto Illy fecha inscrições em 14 de setembro

CECAFÉ apresenta demandas à futura Ministra da Agricultura

Revista Attalea Agronegócios

Rondônia reduz área plantada com café em 54% e produtividade cresce 154% na última década

Deixe um comentário