Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Corte Bovinos de Leite Tecnologia

Aplicativo da EMBRAPA auxilia pecuaristas no controle financeiro

Acaba de ser disponibilizado gratuitamente o aplicativo Controlpec, ferramenta desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte (MS) e parceiros que permite registrar movimentações financeiras da atividade pecuária, de corte ou leiteira, de forma ágil, fácil e simplificada.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Mariana de Aragão Pereira, o software é intuitivo e funciona de acordo com a lógica do produtor. Especialista em administração rural, ela conta que muitas propriedades que exploram a pecuária não costumam realizar um controle financeiro detalhado.

“Um dos problemas é a dificuldade em estabelecer e manter uma sistemática de coleta, processamento, análise e interpretação de dados financeiros para a tomada de decisão. Outro obstáculo é a ausência de ferramentas gerenciais de fácil manuseio”, conta a cientista, esclarecendo que a proposta do Controlpec é justamente cobrir essa demanda.

Com as perspectivas de crescimento do mercado dessas ferramentas gerenciais, Aragão e equipe decidiram transformar o Controlpec, até então disponível apenas no formado de planilhas eletrônicas, em aplicativo. Ela afirma que o controle do fluxo de caixa é o primeiro passo para o produtor conhecer a realidade financeira da sua propriedade. “Um acompanhamento executado adequadamente é meio caminho andado para calcular o custo de produção, que é mais complexo, com outros custos indiretos e variantes envolvidos”, explica.

Os empreendedores rurais Eloisa Franciscon Fernandes e Gilberto Marques Filho utilizam há anos as planilhas eletrônicas do Controlpec para gerenciar as contas de suas propriedades, situadas em Anaurilândia (MS) e Guapó (GO), respectivamente. Ambos esperam que a versão mobile apresente praticidade e mobilidade tanto para registros quanto para acompanhamento e pesquisa.

A ferramenta apresenta relatórios para cada plano de contas, assim como algumas margens econômicas, facilitando a compreensão. No demonstrativo de resultados, há a linha do tempo para cada conta, com extrato ordenado cronologicamente.

Como as finanças permeiam toda a atividade agropecuária, é possível adotar o Controlpec em qualquer atividade agropecuária, pois sua configuração é aberta. Além dos produtores, os técnicos e os consultores rurais também podem usufruir dessa solução tecnológica para controlar as finanças de diversas propriedades rurais, simultaneamente, facilitando o serviço prestado por eles.

Para a produtora Eloisa Fernandes, a possibilidade de compartilhar com os demais membros da família a movimentação financeira da fazenda de cria-recria-engorda já é um ganho. Aragão comenta que a vida do produtor se mistura com a da fazenda, inclusive as contas bancárias. “Isso, do ponto de vista gerencial, dificulta ter uma real visualização da situação. No Controlpec, a conta ‘Pró-labore’ permite separar as retiradas dos sócios (quando houver), do produtor (incluindo pro-labore, se houver) e da família (ex. escola dos filhos) das demais despesas”, exemplifica a cientista.

O DESENVOLVIMENTO DA SOLUÇÃO

Essa versão do Controlpec é uma aplicação web progressiva, PWA (Progressive Web Application), que tem como principal característica oferecer ao usuário a mesma experiência de uso de um aplicativo móvel nativo. Entre as vantagens é possível sistematizar a coleta e inserção de dados em tempo real. Os registros podem ser em desktops, notebooks e em dispositivos móveis (tablets e smartphones) de qualquer modelo, marca ou sistema operacional.

“O primeiro acesso necessita de uma conexão de internet, mas a partir daí, o aplicativo funciona off-line. As informações são gravadas no celular ou computador da pessoa, mas somente são sincronizadas na nuvem se ela estiver registrada. Devido à natureza do Controlpec decidimos que o registro é obrigatório”, lembra o analista de tecnologia da informação (TI) da Embrapa Camilo Carromeu.

A funcionalidade atua ainda como um backup, de fácil restauração, caso o dispositivo tecnológico em uso tenha sido trocado, perdido, roubado ou danificado. O acesso é feito por uma conta no Google ou Facebook (esta última em implementação), com adesão a uma política de uso, seguindo orientações legais, completa o especialista.

Para concluir o projeto, Aragão e Carromeu firmaram uma parceria inédita com as empresas High Tech e Perseu Tecnologia, por meio de um contrato de cooperação técnica. Os analistas da Perseu disponibilizaram a versão atual, mas já trabalham com novas funcionalidades a serem introduzidas nos próximos upgrades da versão, como a inserção de gráficos, por exemplo.

Para o diretor da Perseu e analista de sistema, Alison Moura, os ganhos para a empresa desenvolvedora foram além da parte técnica, pois envolveram as áreas gerencial e jurídica. O diretor da escola de programação High Tech, Virmerson Santos, acredita que a parceira proporcionou aos alunos experiência prática a partir de um problema real.

Os desenvolvedores apostam que o aplicativo Controlpec permitirá ao produtor conhecer melhor o seu padrão de gastos e receitas e, consequentemente, planejar melhor seu orçamento, intervindo quando necessário. Assim fará uma gestão mais consciente de sua empresa rural.

PLANILHAS DE GESTÃO COM 33 MIL DOWNLOADS

As planilhas eletrônicas que deram origem ao aplicativo foram lançadas em 2004 pelo pesquisador Fernando Paim e pelo analista aposentado Eduardo Simões, especialistas em economia rural. Desde 2012, quando passou a ser monitorado, mais de 33 mil downloads do Controlpec na versão Excel foram registrados.

Paim recorda que Simões contribuiu com sua visão prática de uma propriedade rural e ele com os conceitos financeiros. Assim como no modelo atual, a proposta na época foi trazer um instrumento prático e útil para o produtor.

Ao longo de décadas, Paim acompanhou o comportamento da atividade agrícola e reforça que o controle financeiro deixa o produtor mais próximo da realidade da sua fazenda e exige dele disciplina e persistência. “Isso garantirá o futuro do seu negócio”, declara.

 

FONTE: Dalízia Aguiar – Embrapa Gado de Corte

Related posts

NeloreCEN leva ‘shopping de animais’ para a Expozebu 2019

GAtec leva tecnologia em gestão agroindustrial para a Fenasucro

Vírus identificados recentemente na China infectam carrapatos bovinos no Brasil

Deixe um comentário